Polícia

Chacina leva terror a Itagi: homem mata cinco pessoas a tiros e machadadas

Imagem Chacina leva terror a Itagi: homem mata cinco pessoas a tiros e machadadas
João Tatu, como é conhecido o assassino, já havia cometido homicídio em MG  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/06/2013, às 06h18   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Terror, pânico e morte. A cidade de Itagi, a 400km de Salvador, amanheceu debaixo de lágrimas e sangue. No início da noite de terça-feira (4), a série de assassinatos começou na região do Retiro, na localidade Riachão do Velho Teté, e seguiu por outros pontos da zona rural do município. Segundo a polícia, o assassino foi identifcado como João Bispo da Silva, 43 anos, conhecido como João Tatu, e estava fora da cidade havia meses.

Na noite de ontem, testemunhas que prestaram depoimento à polícia local contaram que João Tatu chegou de surpresa à cidade digirindo uma moto e gritou aos quatro cantos que mataria quem sustentasse rixas com ele. Na lista das desavenças estavam quatro pessoas da mesma família e mais um outro homem relacionado ao grupo. A chacina começou pelos os ex- sogros do assassino - Joana Pereira do Carmo, Eurides Alves Barbosa, 77 anos - mortos a machadadas na Fazenda Serra Curta, na região do Retiro. 

Ainda no local, o criminoso deu um tiro na boca de Maria Barbosa Alves, de 57 anos, que foi abandonada no local. Após os crimes, João Tatu levou consigo o filho do casal e administrador da fazenda, Eterno Barbosa Alves, 40 anos, e o matou a tiros logo depois, abandonando seu corpo em um matagal. Por fim, foi ao encalço de Helio Vieira, 45 anos, identificado pela polícia como dono da propriedade. O corpo dele foi encontrado próximo à fazenda por volta das 5h. 
Maria chegou a ser socorrida pelos policiais, mas morreu no Hospital Geral Prado Valadares na manhã desta quarta-feira (5).



Segundo a polícia, João Tatu já tinha sido responsável por mais um homicídio. A vítima foi Genivaldo Santana Alves, de 37 anos, morto a facadas em Minas Gerais. As informações dos investigadores deram conta de que Genivaldo possuía uma desavença com João Bispo desde que eram vizinhos na cidade de Itagi. O criminoso tinha uma plantação de mandioca e em determinada ocasião um cavalo de propriedade de Genivaldo invadiu essa plantação e pisoteou cinco pés de mandiocas. A partir de então, João Bispo, que supostamente é usuário de crack, buscava vingança. O crime ocorreu há dois meses.

Por conta da barbárie, o prefeito da cidade, Railton Ramos (PT) decretou luto e mandou fechar as escolas de Itagi. Um velório coletivo será relizado no ginásio Ana Lúcia Magalhães. A polícia de Itagi e Jequié estão mobilizadas à procura de João, que está foragido.


Colaboraram com a matéria, Elton Bispo, da Rádio Cidade Sol FM, 94,9 FM e Irlan Vieira - Rádio Educadora de Ipiaú
Publicada dia 5 de maio às 10h18

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp