Política

Governo Rui: Cinco nomes são cotados para assumir a Secretaria de Educação

Facebook/Reprodução
Nomes lembrados por Rui para a pasta possuem perfil técnico e relação política com o PT  |   Bnews - Divulgação Facebook/Reprodução

Publicado em 29/11/2014, às 19h10   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador eleito Rui Costa (PT) já afirmou que deverá priorizar em seu mandato a saúde e a educação e que o seu secretariado tentará unir os aspectos técnicos aos políticos. Nesse sentido, pessoas próximas ao petista acreditam que ele poderá surpreender na escolha do Secretário de Educação. 
Apesar de guardar a sete chaves a formação do seu time, a reportagem do Bocão News apurou e descobriu que alguns nomes estão sendo “lembrados” por Rui Costa para assumir a pasta que terá um orçamento em 2015 na ordem de R$ 4,817 bilhões. 
Com doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o atual superintendente de Educação Profissional do Estado, Antonio Almerico Biondi Lima é um nome provável. Ele ocupa o posto na administração de Jaques Wagner desde 2008 e anteriormente foi diretor de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007). É coordenador do Fórum Nacional de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, instância do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Sua experiência no campo da educação  passa por áreas como políticas públicas, educação de jovens e adultos, desenvolvimento territorial, trabalho e educação e qualificação profissional.

Outro nome citado no processo de seleção é o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Soledade Nacif, engenheiro agrônomo e já lecionou na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia. 
Outros nomes citados por fontes consultadas são o ex-reitor da Ufba Naomar Almeida, o deputado estadual Zé Raimundo, um dos fundadores do PT e um dos atuantes na implantação da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb); e o deputado federal Waldenor Pereira também participou da fundação do PT e foi por duas vezes reitor da Uesb, mas que ao Bocão News afirmou que não há nada sobre seu nome em relação ao secretariado de Rui e que é apenas “especulação”.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp