Política

Petista inicia cruzada contra construção de prédio de 30 andares na Barra

Publicado em 08/07/2015, às 20h50   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Gilmar Santiago (PT), na sessão da Câmara desta quarta-feira, levou ao plenário fotografias de um projeto no bairro da Barra que, segundo o político, "agride o patrimônio histórico e ambiental" da localidade. As fotos dizem respeito ao La Veu, nome do empreendimento que constituirá uma torre de 30 andares e 106 metros de altura. A obra fica na Ladeira da Barra, próximo ao porto. 
De acordo com o vereador, a Associação de Moradores da Barra (Amabarra) também se posicionou contra o projeto. "Eles já pediram apoio às promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público. O MP pediu informações a prefeitura que ainda não apresentou a documentação solicitada", comentou o petista. O parlamentar municipal acrescentou que a gestão concedeu alvará de construção com base de "um parecer isolado do coordenador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Bruno Tavares".
Ainda segundo Gilmar, os argumentos utilizados por Tavares contrariam técnicas do Escritório Técnico de Licenças e Fiscalizações (Etelf). De acordo com elas, a obra impacta a visibilidade de monumentos históricos de áreas tombadas, como a igreja de Santo Antônio Além do Carmo, o Cemitério dos Ingleses, os Fortes Santo Antônio e Santa Maria, o Morro São Clemente Mariani e o Outeiro Santo Antônio. 
O assunto tende a render ainda mais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp