Política

Governo e prefeitura divergem sobre transporte coletivo

Publicado em 30/05/2011, às 10h41   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A reunião desta segunda-feira (30) para entrega de projetos para transporte público de Salvador e Lauro de Freitas, que acontece na Secretaria  Estadual do Planejamento (Seplan) pode azedar as relações entre o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, e o chefe da Casa Civil da prefeitura, João Leão, que têm opiniões divergentes sobre o módulo de transporte coletivo para a capital baiana. .

Leão disse que, para não perder os R$ 560 milhões contratados para o sistema de transporte público, solicitou ao ministro das Cidades, Mário Negromonte, a adoção do Trânsito Rápido por Ônibus (BRT - sigla em inglês) – criando corredores exclusivos para ônibus entre o Acesso Norte e o Aeroporto de Salvador. 

Para Zezéu, a discussão sobre qual o meio de transporte – BRT, VLT ou metrô – é inútil e serve apenas para gerar polêmica. O secretário defende a realização de audiências públicas para definir o modelo de sistema a ser implantado.

Mesmo considerando a Copa do Mundo um evento importante, o secretário estadual acredita ser necessário um amplo debate para definir o melhor sistema, já que o sistema ficará como legado para a população, então é importante que o projeto escolhido demonstre viabilidade econômica e financeira.

O petista afirmou não ter posição pré-definida ou ideológica os projetos, lembrando que entre as propostas já conhecidas, existe um projeto de monotrilho, coordenada pelo governo do estado. Ele não demonstra pressa para a solução do problema e disse que a Copa é importante, mas o projeto a ser executado precisa ter viabilidade financeira e econômica, além de ser positiva para a população.

Nesta terça-feira (31), os governadores dos estados das 12 cidades que vão sediar o mundial se reúnem com a presidente Dilma Rousseff para discutir mobilidade urbana. João Henrique já confirmou presença na conversa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp