Política

Governo não consegue quórum para votar projeto

Imagem Governo não consegue quórum para votar projeto
Oposição afirma que é boicote de deputados insatisfeitos   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/11/2011, às 13h36   Luiz Fernando Lima



A sessão desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa foi marcada por dois acontecimentos: a deputada Maria Luiz (PSD), ex-primeira dama de Salvador discursou sobre sua vida privada e deixou boquiabertos muitos de seus pares quando revelou a traição do prefeito João Henrique; O segundo, que diz respeito à atividade parlamentar, foi a falta de quórum dos governistas para aprovar o Plano Estadual da Cultura.

O líder do governo, Zé Neto(PT) e o da oposição, Reinaldo Braga (PR), fecharam um acordo para aprovar o projeto. O decano do parlamento baiano que lidera a minoria prometeu não criar dificuldades ao governo, mas colocou uma condição: “a oposição não vai criar problemas, mas a responsabilidade pelo quórum é do governo”.

Isto quer dizer que inchada base governista teria que contar com, pelo menos, 32 deputados na hora da votação. O líder governista enviou ofício aos gabinetes dos aliados pedindo a presença, mas a medida não deu o resultado esperado.

“Lembramos que a presença em plenário faz-se imprescindível, inclusive, desde o início da sessão plenária para a garantia....sendo necessário, portanto, não agendar quaisquer compromissos externos durante a realização da mesma (sessão)”, escreveu o líder governista.

O regimento interno da Assembleia Legislativa exige a presença mínima de 32 deputados para votar. A base governista conta com 47 parlamentares, no entanto, apenas 29 estiveram na sessão.

Leur Lomanto (PMDB), em pronunciamento, deixou no ar que a possibilidade de estar ocorrendo um boicote dos governistas. Nada reconhecido pelo líder do governo.

A votação do projeto de lei da Política Estadual da Cultura ficou marcada para a próxima terça-feira (22). O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), se comprometeu em ligar para todos os deputados e convidá-los para a sessão.


Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp