Política

PDDU da Copa chega à Câmara Municipal

Imagem PDDU da Copa chega à Câmara Municipal
Texto prevê, entre outras coisas, construção de “hotéis de turismo” no entorno da Arena Fonte Nova  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/11/2011, às 08h05   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da cobrança pública feita pelo governador Jaques Wagner, finalmente, a prefeitura enviou o Plano Diretor da Copa do Mundo à Câmara Municipal de Salvador. O texto do Executivo foi protocolado na Mesa Diretora da Casa no início da tarde desta sexta (25).

A matéria propõe alterações no chamado “zoneamento” do entorno da Arena Fonte Nova e promove “incentivos à implantação de hotéis de turismo e dá outras providências”. A prefeitura de Salvador destaca a importância de criar condições para a “plena implantação do projeto integral” do empreendimento, que “contempla não somente o estádio, mais outros equipamentos que lhe darão sustentabilidade após o evento Copa do Mundo – 2014”.

De acordo com o projeto, entende-se como “hotéis de turismo” empreendimentos hoteleiros onde se vinculam as unidades de hospedagem a pelo menos um dos seguintes equipamentos:

a) Complexos aquáticos ou esportivos, tais como conjunto de piscinas esportivas ou recreativas, ginásio de esportes, campo de golfe, quadras de tênis, academia de tênis ou ginástica;

b) Centro de Convenções;

c) Casa de Espetáculos;

d) Centros comerciais ou empresariais;

e) Apart-hotéis onde os serviços devem ser operados pela mesma bandeira do hotel a que estiverem vinculados;


Ainda segundo o texto, as empresas envolvidas com as obras poderão usar TRANSCONS, que no meio empresarial virou sinônimo de irregularidade. Além disso, o que também chama atenção é que os incentivos fiscais concedidos pelo município vão vigorar até 30 de junho de 2013.

Clique aqui e leia o projeto na íntegra!


Mobilização geral - Agora, a grande dúvida é quanto ao processo de tramitação. Pelo que a reportagem do Bocão News conseguiu apurar, o Thomé de Souza ainda não solicitou a liderança do governo a apreciação em regime de urgência urgentíssima. Até porque - segundo o vereador Henrique Carballal (PT) - são necessárias a realização de audiências públicas para votação do PDDU da Copa do Mundo.

Nesses termos, a aprovação do projeto pode não ser tão rápida quanto espera o governador Jaques Wagner.  Entretanto, fontes da Diretoria Legislativa da Casa garantem que o Estatuto da Cidade não define o número de audiências.

Assim, se houver interesse geral, nada impede que na próxima segunda (28) o Poder Legislativo realize duas audiências pela manhã em comissões distintas. Em seguida, na sessão da tarde, a matéria já estaria apta para ser levada a plenário. Basta que haja, para tanto, uma mobilização geral.


Por ironia do destino, nesta sexta se completam quatro anos da tragédia da Fonte Nova, quando sete pessoas morreram após o desabamento de parte do estádio durante o jogo Bahia x Vila Nova, válido pela série C do Campeonato Brasileiro.

Foto: Roberto Viana/Bocão News

* Matéria originalmente postada dia 25, às 15h30


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp