Política

Com direito a lobby de senador, disputa pelo comando da PM se dá entre perfis técnico e político

Montagem BNews / Ascom CMS, Redes Sociais e Pedro Moraes GOVBA
Três nomes aparecem como fortes concorrentes para assumir o posto de comando-geral da Polícia Militar (PM)  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews / Ascom CMS, Redes Sociais e Pedro Moraes GOVBA

Publicado em 09/01/2021, às 12h21   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro nomes aparecem como fortes concorrentes para assumir o posto de comando-geral da Polícia Militar (PM), na vaga que deverá ser deixada pelo coronel Anselmo Brandão, que está há seis anos no comando da corporação. Apesar do governador Rui Costa (PT) ainda não confirmar, interlocutores da Secretária de Segurança Pública (SSP) dão como certa a saída de Brandão nos próximos dias. 

Na disputa para assumir o posto máximo da PM estão os coronéis Paulo Coutinho, Manoel Xavier, Anildo Rocha e Sérgio Freire. 

Segundo uma fonte da SSP, que pediu para não ser identificada, Coutinho é muito operacional, mas tem resistência do pessoal do alto escalão. "O problema é que ele é um cara mais fechado, de pouca conversa; é o estilo dele, fruto dos treinamentos que fez no Brasil e fora do país e, por isso, pode parecer que ele tira muita onda”, destacou a fonte ouvida pelo BNews

O coronel Anildo Rocha, comandantes de Operações de Inteligência (Coint) da Polícia Militar, tem uma boa relação tanto com o operacional quanto com a cúpula. Além disso, tem um bom traquejo político. 

O coronel Sérgio Freire tem como trunfo sua larga experiência. Atualmente no comando do Policiamento Especializado, ele já chefiou a Companhia Independente de Policiamento Tático Rondesp-RMS e o Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado da Bahia.

Já o coronel Manoel Xavier, que durante muitos anos foi assistente militar da Assembleia Legislativa da Bahia, foi inserido no cargo na gestão do então deputado Otto Alencar, hoje senador da República. Xavier atualmente é o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico. A fonte disse ter recebido informações de que o senador do PSD estaria fazendo lobby junto ao governador Rui Costa (PT) para emplacar Xavier no comando da PM. 

Xavier e Rocha são considerados os nomes mais próximos ao atual comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Anselmo Brandão.

Leia mais:

Rui Costa segue com reforma administrativa "paulatinamente" até o fim de janeiro

Rui tem café com coronéis e já informou troca dos comandos da PM e dos Bombeiros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp