Política

Mesmo com 70% da população com coronavírus, Manaus não chegou à imunidade de rebanho, revela estudo da Science

Mário Oliveira - SEMCOM
Uma das razões para população não alcançar a imunidade de rebanho é o fato de que infecções pelo novo coronavírus podem não conferir imunidade de longa duração  |   Bnews - Divulgação Mário Oliveira - SEMCOM

Publicado em 15/01/2021, às 12h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo divulgado na revista Science, nesta sexta-feira, 15, mostrou que mas de 70% da população de Manaus estava infectada pelo novo coronavírus sete meses depois de ele chegar à cidade e, mesmo com o alto índice de contaminação, a cidade não atingiu a chamada imunidade de rebanho. 

O estudo Three-quarters attack rate of SARS-CoV-2 in the Brazilian Amazon during a largely unmitigated epidemic analisou amostras de doadores de sangue em Manaus e São Paulo, e identificou quando as transmissões começaram a cair, e estimou as taxas de ataque em outubro de 2020. A ‘taxa de ataque’ é a incidência de uma determinada doença para um grupo de pessoas expostas ao mesmo risco. É calculada com o número de pessoas afetadas dividido pelo número de pessoas expostas.

Com mais de 70% da população infectada, Manaus ultrapassou o mínimo teórico para alcançar a imunidade de rebanho. A imunidade de rebanho pode ser obtida de duas formas: por uma campanha de vacinação ou quando um grande número de pessoas adquire imunidade natural por já ter desenvolvido uma doença e se recuperado.

Os autores citam possíveis razões para a imunidade de rebanho não ter sido alcançada em Manaus. Uma é que infecções pelo novo coronavírus podem não conferir imunidade de longa duração: “De fato, observamos rápido declínio de anticorpos em Manaus, consistentemente com outros relatórios”. Os criadores do estudo não cravam essa conclusão por evidências em sentido contrário em outros estudos.

“Os eventos em Manaus revelam a tragédia e os danos à sociedade que podem ocorrer se for permitido a este vírus seguir seu curso”, sinaliza os autores do estudo na Science.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp