Política

Estado e prefeitura disputam hospital em Itabuna

Imagem Estado e prefeitura disputam hospital em Itabuna
A Secretaria de Saúde quer estadualizar o centro médico. O gestor municipal se recusa a abrir mão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2011, às 15h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

No próximo dia 28, o secretário estadual da Saúde (Sesab), Jorge Solla vai se reunir com o prefeito de Itabuna Capitão Azevedo (DEM) para discutir  a estadualização ou não do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, que atualmente, é administrado pelo município do sul do estado.

A Sesab usa o discurso de que a solução para os problemas na unidade médica é estadualizar a administração do hospital. Mas o prefeito não parece disposto a abrir mão da gestão do centro médico local. O gestor municipal acusa o estado de não estar repassando os recursos.

“Se há problemas no hospital, não é de gestão. O problema é porque o governo não envia os recursos de sua obrigação. Só com relação a janeiro, o Estado está nos devendo R$ 1,5 milhão”, acusa.

O prefeito ainda afirma que vai recorrer à Justiça caso o governo do estado insista em tirá-lo da gestão do município.  “O nosso hospital sempre carregou o título de melhor do sul e extremo-sul”, declara.

Nos bastidores da política as informações dão conta de que a disputa é política mesmo. De um lado o governo querendo aumentar a sua participação na região para reverter as recentes derrotas eleitorais. Do outro a prefeitura que tenta segurar este importante instrumento de barganha. Afinal, a população tende a dar grande importância para quem cuida bem da cidade.

Não se sabe ainda qual será o resultado da peleja, o que não se pode admitir é que uma disputa política traga mais prejuízos a uma população que já é tão carente de bons serviços públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags