Política

Marcell e Gilmar até tentam fazer campanha saudando Iemanjá. Sucom barra

Imagem Marcell e Gilmar até tentam fazer campanha saudando Iemanjá. Sucom barra
Secretário Silvio Pinheiro afirmou que esta ação é proibida  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/02/2014, às 06h18   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Por poucas vezes foi possível ver uma manifestação política pautada em faixas ou cartazes na Festa de Iemanjá, cuja descrição e homenagens feitas à Santa são a marca dos políticos que costumam participar do evento no Rio Vermelho. Mas, este ano, os vereadores Marcell Moraes (PV) e Gilmar Santiago (PT) decidiram quebrar as regras e em uma tentativa frustrada de fazer campanha saudando Iemanjá, foram logo barrados pela Superintendência de Uso e Ordenamento do Solo (Sucom). "Ele (Marcell) colocou a faixa na frente da sede do PV. Faixa é proibida. Não pode. Suja a cidade e é contra o patrimônio", explicou o superintendete Silvio Pinheiro. Segundo o secretário, uma equipe já foi enviada ao local e a faixa começou a ser retirada (ver foto abaixo). "O vereador Gilmar tambpem colocou uma faixa e vamos retirar".
Na faixa de Marcell, além da mensagem 'O vereador Marcell Moraes sauda Iemanjá', não faltou a foto do edil ao lado do slogan 'O protetor dos animais e do Meio Ambiente', bandeira que prega na Câmara. Já na do líder da oposição, segue escrito: "Saudamos Yemanjá e incentivamos o desenvolvimento da Cultura Popular".
A reportagem do Bocão News, em contato com a assessoria de imprensa de Marcell Moraes, questionou o porque da colocação da faixa e se o vereador sabia se a ação era proibida. Como resposta, a assessoria garantiu que Marcell não sabia desta faixa e que foi um grupo de protetores de animais que a colocou. Ainda segundo a comunicação do edil, Marcell compreende caso a Sucom informe que é proibido, porém pede que seja revista a maneira como os agentes atuam, informando que irá denunciar um deles por ter empurrado uma protetora que questionou a ação do órgão.
Já em contato com o vereador Gilmar Santiago, o mesmo garantiu que desconhece esta faixa. "Estou chegando na festa agora e vou procurar saber disso. Tenho relação com vários segmentos que estão na festa e um deles pode ter colocado, mas não autorizei ninguém a colocar. Mas, se tem orientação legal para não colocar tem que ser cumprida. Lei tem que ser cumprida", afirmou.
Sendo assim, ainda que um sem saber de nada e o outro que desconhece mas está por dentro de tudo -  os veredaores terão que procurar os responsáveis por isso e se conformarem em saudar Iemanjá no mar. Sem reclamar.

Publicada no dia 02 de janeiro de 2014, às 12h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp