Política

PSB perde únicos representantes na Câmara de Salvador

Publicado em 28/02/2011, às 19h00   Ivana Braga




Os vereadores Laudelino Conceição (lau) e Orlando Palhinha estão de malas prontas para deixar o PSB e embarcar no PP, partido ao qual vai se filiar o prefeito João Henrique após sair do PMDB. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28). A saída dos dois vereadores deixa órfão o PSB na Câmara Municipal, já que eles são atualmente os únicos representantes do partido no Legislativo de Salvador.

A desfiliação dos dois vereadores não é a primeira baixa no PSB baiano e acontece justamente num momento em que a legenda tenta se fortalecer em nível nacional. Com a ida de Palhinha e Laudelino para o PP, o PSB baiano míngua para apenas dois deputados estaduais - capitão Tadeu  e sargento Isidoro – e a senadora Lídice da Mata.

De acordo com os vereadores a desfiliação da legenda socialista está sendo feita de forma pacifica e acordada. “Nosso perfil é popular, não ideológico. Não estávamos encontrando espaço para crescermos dentro do partido devido a essa característica”, assinalou o vereador Orlando Palhinha, que desde a campanha de reeleição do prefeito João Henrique vem ensaiando apoiar o chefe do Executivo de Salvador.

Palhinha justifica que, como representante de setores populares da cidade, fica difícil fazer política sem atender os interesses do eleitorado. “Sou um vereador da periferia. Preciso trabalhar no sentido de atender às reivindicações do eleitorado. Na oposição isso é quase impossível”, confessa Palhinha. Por isso, a direção do PSB e os dois vereadores teriam entrado num acordo.

Tanto Palhinha quanto Laudelino Conceição dizem não estar preocupados com a possibilidade de perderem o mandato por infidelidade partidária, já que estão mudando de partido sem um motivo que justifique a saída, podendo correr o risco de terem seus pedidos de desfiliação negados pela Justiça Eleitoral. “Estamos buscando uma forma de contornar a questão sem sermos punidos”, diz o vereador Lau.

Os vereadores não dizem, mas nos bastidores as informações é que o PSB está minguando devido à forma com que está sendo conduzido. São muitas as críticas à senadora Lídice da Mata, presidente da Executiva estadual da legenda, acusada de comandar o partido como se fosse propriedade sua.


Contra a condução da senadora frente ao PSB há ainda a acusação de que a direção do partido não abre espaço para lideranças novas, sendo usado em benefício da própria parlamentar e do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, que disputou a Câmara Federal, sendo derrotado nas urnas.

Apesar de Palhinha e Laudelino informarem que uma das razões para justificar a saída do PSB foi a falta de perspectiva de crescimento na legenda, eles preferem não entrar nessa discussão. “Nossa saída tem a ver com a estratégia política visando as eleições de 2012. Precisamos arrumar as peças no tabuleiro político para a disputa  eleitoral”, confessa Laudelino Conceição.

Palhinha e Laudelino negam que a escolha pelo PP tenha a ver com a ida do prefeito para a legenda. “Nossa articulação com o PP é bem anterior. Isso foi mera coincidência, pois estamos negociando com o PP desde julho de 2010”, dizem os dois vereadores que pretendem assinar a ficha de filiação no mesmo dia em que está prevista a filiação do prefeito de Salvador.

A reportagem do Bocão News fez várias tentativas no sentido de ouvir a senadora Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, sem obter sucesso em nenhuma delas. Na última, a assessoria da senadora ficou de retornar a ligação, mas não cumpriu o prometido.

Fotos: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp