Política

Aleluia diz que Wagner pode tratar da cor da bandeira da Bahia, mas saúde não

Imagem Aleluia diz que Wagner pode tratar da cor da bandeira da Bahia, mas saúde não
Presidente do DEM rebateu declarações do governador sobre Dantas Bião  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/08/2014, às 06h33   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

A polêmica sobre quem construiu o Hospital Regional Dantas de Bião, em Alagoinhas, segue com novos capítulos desde que o candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, afirmou em entrevista na TV e em publicações nas redes sociais que a unidade médica, responsável pelo atendimento em Alagoinhas e mais 14 municípios da região, foi construída em seu governo (2002-2006).

Nesta segunda, o programa eleitoral do postulante petista Rui Costa reservou alguns preciosos segundos do tempo de TV para colocar gasolina na fogueira e acusar o adversário demista de ter faltado com a verdade, já que o hospital, que leva o nome do médico Dantas Bião, responsável pela doação do prédio onde funciona atualmente, existe no município do Recôncavo baiano há 60 anos.

Além da propaganda eleitoral petista, o governador Jaques Wagner (PT), mais cedo, resolveu também doar combustível ao afirmar, durante a inauguração da Estação Retiro do metrô de Salvador na manhã desta segunda-feira (25), que Souto “mente desta forma por estar em plena campanha eleitoral”.

Na semana passada, o deputado estadual Paulo Azi (DEM) apresentou fotos do que atribuiu à reconstrução do hospital, que passou a ser administrado em 2006 pelo Monte Tabor – Hospital São Rafael, em parceria com o governo do Estado. Segundo o parlamentar, apenas a fachada e o nome foram preservados na época.

Estrategicamente, Souto não vai entrar no debate. Desde o início da polêmica, a campanha oposicionista tem escalado representantes para tentar estancar as investidas dos petistas baianos contra as afirmações do ex-governador.

“O Dantas Bião passou de 26 para 136 leitos após sua reconstrução, em 2006. Hoje, um paciente espera uma hora e meia para ver se uma maca será desocupada. Os corredores do hospital viraram enfermaria. Mas a culpa não é do Monte Tabor. A organização está lá, mas o governo não. E isso não é só em Alagoinhas. Virou moda em todo o estado aguardar nos corredores dos hospitais”, condenou o presidente do DEM, José Carlos Aleluia, em entrevista ao Bocão News.


Para o dirigente, o PT erra ao querer criar polêmica em um assunto considerado pelos oposicionistas tão delicado do governo Wagner. “O governador comete erro ao discutir um erro. Ele pode tratar até da cor da bandeira da Bahia, da música [institucional], que é melhor do que a nossa. Se ele estivesse menos nervoso não trataria de saúde e segurança. A tragédia da saúde na Bahia está matando mais que a segurança pública. As pesquisas estão tirando ele do sério, porque ele era gentil, atencioso, mas começou a ser um homem nervoso, e isso é perigoso”, cutucou Aleluia, que informou um possível encontro de representantes do Monte Tabor com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para discutir formas de garantir repasses que estão atrasados, o que têm dificultado o atendimento médico. Contatada, a assessoria da Sesab informou que na agenda do secretário Washington Couto não consta reunião com os interlocutores do Monte Tabor.



DEM enviou foto de 2005 de obra em área onde é o Dantas Bião hoje

Leia também:

Wagner diz que Souto mentiu sobre Dantas Bião

Polêmica: Azi apresenta fotos de construção do Dantas Bião no governo Souto


Publicada no dia 25 de agosto de 2014, às 17h5

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp