Salvador

Funcionários da CCR aderem à paralisação nacional e metrô não vai funcionar na sexta (14), diz sindicato

Divulgação
Rodoviários também anunciaram que vão paralisar as atividades no mesmo dia   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/06/2019, às 09h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Além dos rodoviários, os funcionários da CCR Metrô Bahia vão aderir à paralisação nacional "14J", que acontecerá na próxima sexta-feira (14). Com isso, nesta data, o serviço ficará suspenso por 24 horas.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro), a paralisação foi aprovada, por maioria absoluta dos trabalhadores, após votação, nos dias 2 e 3 de maio deste ano, em todos os setores da CCR Metrô Bahia. Segundo a entidade, 79,84% dos trabalhadores rejeitaram a contraproposta final para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020.

Ainda conforme o Sindiferro, a categoria pede reajuste salarial de 15%, no entanto, a CCR Metrô Bahia oferece 3%.

Em nota enviada à reportagem, a CCR Metrô Bahia esclareceu que foi informada da paralisação nesta segunda (10) e disse "que tomará as medidas legais cabíveis para a continuidade do serviço". Confira o comunicado na íntegra:

"A CCR Metrô Bahia esclarece que foi informada ontem pelo Sindicato causando estranheza a posição sindical visto que as negociações trabalhistas estão bem avançadas, com nova reunião marcada para 19/6. A concessionária ressalta ainda seu compromisso com a população como sempre aconteceu nestes primeiros 5 anos de operação ininterupta e tomará as medidas legais cabíveis para a continuidade do serviço público essencial de alta qualidade".

Os ferroviários dos trens do Subúrbio também anunciam que vão paralisar as atividades no dia 14.

Ônibus

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Daniel Mota, em entrevista na Rádio Sociedade, "cerca de 90% das 417 cidades da Bahia vão ficar sem ônibus na sexta-feira". 

Diferente do que vem ocorrendo em outros atos da categoria, quando os ônibus têm a saída retardada das garagens, a ideia do Sindicato é que nenhum veículo circule no estado, incluindo intermunicipais e metropolitanos. Segundo o Sindicato, os ônibus param 0h de sexta e só voltam a circular no sábado (15).   

A categoria realiza, nesta terça-feira (11), conforme edital publicado na imprensa, assembleia geral para definir as diretrizes do ato que ocorrerá contra a reforma da Previdência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp