Salvador

Estudantes vão acionar Justiça contra Escola Bahiana de Medicina por trocar processo seletivo pelo Enem

Divulgação
Apesar da mudança atingir a todos os cursos da Escola, a intenção de acionar a Justiça foi planejada por dez alunos que estudaram para cursar Medicina na instituição  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/05/2020, às 18h17   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes que pretendem cursar Medicina na Escola Bahiana decidiram que vão entrar com uma ação na Justiça contra a instituição de ensino, após esta trocar o processo seletivo próprio para o curso pelo uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no ano passado. 

A intenção de acionar a Justiça foi planejada por dez alunos que estudaram para o curso da instituição, e estão se sentindo prejudicados. As notas do Enem já eram permitidas para os outros cursos.

A Escola Bahiana de Medicina utiliza a pandemia do novo coronavírus como justificativa para a alteração.

"Tá todo mundo com sentimento de ser injustiçado, porque todos queriam a Bahiana. A gente se dedicou o ano todo em relação a ela, é um vestibular bastante específico. Faz curso específico; treina questões específicas, e, chega agora, serão utilizadas as notas do Enem", reclamou Thiago Mainard, de 18 anos, em entrevista ao BNews.

A adição das notas do Enem em detrimento do Processo Seletivo Formativo (PROSEF) foi anunciada na última quinta-feira (14), em comunicado publicado no site da instituição.

"A pandemia tem obrigado todos a repensar sobre a forma como fazemos as coisas, e é inevitável que o nosso Processo Seletivo para 2020.2 acompanhe essas mudanças. Por questões de segurança, o PROSEF, pelo qual temos grande apreço e é um valioso diferencial da nossa instituição, não tem como ser realizado, e, por isso, já havíamos anunciado a suspensão das datas originais para todos os nossos cursos", diz o início do comunicado.

A instituição argumenta que, enquanto Escola de Saúde, precisa levar a pandemia em consideração e alternar a forma de ingresso.

"Enquanto Escola de Saúde, temos a responsabilidade de contribuir com as medidas de afastamento social, fundamentais para a retomada de nossa vida tão logo seja viável. Como também existe a preocupação com a lisura e a segurança do processo, que são essenciais para mantermos a qualidade que nos identifica, a Escola Bahiana decidiu adotar o ENEM como porta principal de acesso a este próximo semestre para todos os cursos", diz outro trecho.

A Escola ainda informa que disponibilizará os editais e abrirá inscrições com seus devidos critérios e cronogramas.

"Fere princípios"

Na avaliação do advogado Ruy João, que foi procurado pelos estudantes para representá-los na Justiça, a mudança anunciada pela Escola Bahiana "fere" alguns princípios.

"Não pode se mudar a regra do jogo com a partida já iniciada. Ela [a mudança] 'fere' alguns princípios, como o da consciência: o cidadão tá consciente que vai fazer determinada prova. Tem as regras que são seguidas, e a faculdade vem no meio do caminho e muda. Ela tá gerando prejuízo ao estudante que se dedicou ao vestibular dela", analisou o advogado, em entrevista ao site.

Ele informou que já fez os estudos preliminares e logo mais irá ingressar com a ação na Justiça. 

A reportagem tentou entrar em contato com a Escola Bahiana, por meio de sua assessoria de comunicação, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp