Salvador

Bruno Reis confirma integração do BRT e VLT com demais modais de Salvador

Vagner Souza
O prefeito eleito sinaliza atenção especial para a mobilidade urbana na próxima gestão   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 17/11/2020, às 15h51   Raul Aguilar/ Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM) afirmou, nesta terça-feira (17), intenção de assegurar a integração entre os ônibus convencionais e metrô com o BRT e VLT, do governo do Estado, que serão inaugurados em breve na cidade. 

O gestor afirmou que quer conectar toda a cidade e reconhece que a tarifa única para deslocamento entre os veículos é um desafio a ser enfrentado. “Antes da campanha eu já vinha acompanhando de perto esse quesito, e ontem na transição já ‘mergulhei’ para conhecer os gargalos nas ações locais e saber como avançar  para a concessão da bacia dessa área que está sob intervenção da antiga CSN”, disse. 

Para ele, por conta da chegada do metrô, que fica com maior parte da tarifa, o sistema de transporte quebrou na cidade, seguindo a tendência nacional. “Vamos trabalhar com toda responsabilidade que o assunto exige sem permitir que o passageiro pague essa conta, mas a prefeitura tem limitações orçamentárias para seguir subsidiando o serviço. Dentro desse cenário vamos achar uma equação ideal”. 

De acordo com Bruno, o atual prefeito ACM Neto viaja nesta terça para buscar apoio federal em Brasília e deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), a fim de que eles aprovem um subsídio para a mobilidade urbana das capitais. 

“Vamos fazer uma articulação nacional para desonerar os insumos que compõe o transporte público como o Confins. O governo do Estado chegou a sinalizar que com o ônibus elétrico em atividade poderia estimular algum incentivo fiscal, então que possa ser dado também a redução do ICMS do óleo diesel para poder equilibrar essa conta”. 

Bruno destacou que o Ministério Público está acompanhando esse processo e que o “tempo quando assobiador tinha ‘caixa preta’ do transporte público já acabou”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp