Salvador

Com temática pré-histórica, Lagoa dos Dinossauros é inaugurada em Salvador

Valter Pontes/Secom
Antiga Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, foi revitalizada e ganhou réplicas de dinossauros construídas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal)  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 05/01/2021, às 13h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta terça-feira (5) a Lagoa dos Dinossauros, espaço de convivência e lazer com temática pré-histórica, próximo ao antigo Centro de Convenções, no bairro do Stiep. 

O local, antes chamado de Lagoa dos Frades, foi revitalizado e ganhou réplicas de dinossauros construídas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada.

De acordo com a prefeitura, as demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro.

As réplicas emitem som com a aproximação das pessoas, por meior de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. Segundo o prefeito Bruno Reis, há a previsão de que a lagoa ganhe mais esculturas, fruto de recursos provenientes de contrapartidas com o setor privado.

Revitalização

A lagoa possui 16.470 m², com espaço de convivência, sanitários, mobiliário com jogos de bancos e mesa, pergolado, anfiteatro e quiosques, no entorno, informa a prefeitura.

Focos de esgoto despejados no local por edificações próximas foram desativados com o apoio das secretarias municipais de Manutenção (Seman) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), além da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).

A lagoa também passou por um processo de aeração, para melhorar as condições da água, e receberá cinco mil alevinos de espécies diferentes doados pela Bahia Pesca, para aumentar o número de peixes. Durante 30 dias, será proibida a pesca no local, para que essa população se multiplique. 

Segurança

Uma base de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) será construída dentro do espaço, cercado por gradil, para fazer a segurança do local e orientar os visitantes. O parque também terá portaria com catraca, para orientar e fiscalizar a entrada.

De acordo com a prefeitura, o investimento total na Lagoa dos Dinossauros foi de quase R$ 9 milhões. O espaço será administrado pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

O horário de funcionamento segue o decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus: de segunda a sábado, das 6h às 17h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp