Salvador

Chuva: Expectativa de mais três sirenes serem alarmadas nas próximas horas deste sábado (10)

Dinaldo Silva/ BNews
Prefeito Bruno Reis confirmou a informação   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 10/04/2021, às 10h59   Aline Reis



Com a previsão de chuva intensa para este sábado (10), o prefeito Bruno Reis declarou que a expectativa é que mais três sirenes instaladas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) em locais de risco possam alarmar nas próximas horas, porém, os locais não foram divulgados. Já foram acionados apenas na sexta (9) o sistema de alerta nas comunidades de Bosque Real, em Sete de Abril, Calabetão, Bom Juá, Mamede, no Alto da Terezinha, e em Moscou, em Castelo Branco.  

Bruno Reis informou também que o alarde de oito equipamentos nunca aconteceu na cidade em tão pouco tempo. “Só nas últimas 72 horas choveu o esperado para o mês todo de abril, mas graças ao trabalho preventivo a cidade vem resistindo. O problema de alagamentos em alguns pontos é real, porém em uma proporção menor do que anos anteriores, o protocolo é seguir priorizando as áreas de risco, não dá para fazer tudo de uma vez”. 

O gestor ressaltou que dos problemas apresentados em 1.040 áreas de risco em toda a cidade, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1/3 já foi resolvido nos últimos anos. “São problemas acumulados em 427 anos de história, estamos em execução e elaboração de projetos, vamos iniciar quanto tiver tudo pronto à exemplo de drenagem na Nilo Peçanha e Porto dos Matros, ambos na Cidade Baixa, com recursos próprio ou captar para nos preparar para esse momento anual de chuva”, explicou. 

Reis ressaltou também que as equipes da Codesal estão virando o turno de 24 horas para atender a todas as demandas que chegaram a mil solicitações nos últimos três dias.

“Nenhuma cidade resiste a tanta chuva em tão pouco tempo, hoje é um fato, goste ou não do nosso trabalho, todos tem que reconhecer, que mesmo Salvador não estando imune a um desabamento está muito mais preparada. Uma hora dessa há anos atrás estaríamos chorando pelas vidas perdidas vítimas das ocorrências relacionadas a chuva”, pontuou. 

A previsão é de que as chuvas percam a intensidade neste domingo (11), o que reduz a a tensão em áreas de risco. 

Nas últimas 24 horas, as localidades do Subúrbio Ferroviário registraram recordes no acumulado de chuva, com a liderança da Base Naval de Aratu, seguido por São Tomé de Paripe, Mirantes de Periperi e Periperi, de acordo com o último boletim atualizado da Defesa Civil de Salvador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp