Salvador

Professora de Português 'mora' no Aeroporto de Salvador após se afastar das funções por problemas de saúde

Arquivo BNews
Oceya ensinava no Colégio Estadual Thales de Azevedo, na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 29/04/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Formada em letras pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), a professora de Língua Portuguesa Oceya de Souza, 55 anos, dorme dentro do Aeroporto Internacional de Salvador, driblando a segurança e tentando se acomodar nas cadeiras azuis, em trocadores de fralda dos banheiros femininos ou em qualquer canto que lhe permita descansar.

A história dela foi contada em matéria do TAB Uol, assinada pelo jornalista baiano Alexandre Lyrio e publicada nesta quinta-feira (29), que mostra a dura realidade de quem tenta sobreviver na pandemia. Durante o dia, a professora fica sentada, com a cabeça apoiada na sacola plástica que reúne todos os pertences que tem, além de uma bolsa e a manta que usa para não passar tanto frio.

A rotina de Oceya é tentar, durante o dia, conseguir mantimentos em bairros vizinhos ao Aeroporto, precisando, para isso, atravessar o famoso bambuzal. Ao UOL, ela disse que um grupo de amigos e conhecidos a ajudam, formado por professores e feirantes, que doam alimentos à docente.

Em janeiro, a professora não conseguiu mais pagar o aluguel e recorreu ao teto do Aeroporto como morada, apesar de já ter passado outras ‘temporadas’ no local e até na rodoviária de Salvador. Mas, com a pandemia, o período de estadia emprestada nunca foi tão longo

Ela teve covid-19 em maio  do ano passado, quando chegou a ser internada, necessitou de aporte de oxigênio, mas não foi intubada. Após a alta, teve a ajuda de um projeto chamado Pós Covid, que lhe deu a possibilidade de alugar um quarto por alguns meses.

A professora contou à reportagem que o motivo de ter ido parar nas ruas foi, basicamente, de saúde. Oceya disse que foi diagnosticada com fibromialgia, síndrome caracterizada principalmente por dores crônicas e generalizadas pelo corpo, e que foi a doença que a afastou das atividades no colégio Thales de Azevedo.

Ainda segundo ela, o pedido de aposentadoria feito à Secretaria de Educação do Estado da Bahia não teria sido aceito. A professora garantiu ao TAB Uol que tentou Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública para resolver o imbróglio com a secretaria de Educação, à qual ainda estaria ligada, motivo pelo qual não teria conseguido receber o auxílio emergencial.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Oceya de Souza é servidora desde 2000 e deu aula em colégios da capital baiana, mas após tirar sucessivas licenças médicas e afastamentos por licença-prêmio, ausentou-se das funções, "ficando quatro meses fora da folha (de outubro/2009 a fevereiro/2010)".

A SEC ainda afirmou ao Uol que o pagamento foi restabelecido em março de 2010, por um processo judicial, quando ela voltou a receber salário mesmo ausente. Em 2013, pediu exoneração, que não foi atendida por suposto abandono de cargo. A pasta ainda explicou que os pagamentos foram suspensos em 2018, "porque a servidora não realizou o recadastramento obrigatório".

A secretaria afirmou, por fim, que, em duas ocasiões, Oceya faltou à perícia médica necessária para dar encaminhamento ao processo de aposentadoria, o que ela negou ao TAB Uol e disse que, na verdade, houve confusão no preenchimento da documentação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp