Salvador

Prefeitura inicia testes com ônibus elétricos nas ruas de Salvador

Jefferson Peixoto/Secom
No total serão sete linhas que irão operar com os ônibus durante este mês de setembro e início de outubro  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 14/09/2021, às 18h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Começaram a funcionar nesta terça-feira (14), em fase de teste, os ônibus elétricos que circularão por Salvador nos próximos 30 dias. Os dois veículos estão atendendo aos usuários de duas linhas, a 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que fazem o mesmo itinerário dos ônibus convencionais.  No total serão sete linhas que irão operar com os ônibus durante este mês de setembro e início de outubro.

Com 33 anos de profissão, o motorista Ramon Marocci foi um dos primeiros motoristas a dirigir o ônibus elétrico. Ele afirmou que a novidade é uma coisa boa não só para os rodoviários, mas também para os passageiros. Ele considera o veículo mais seguro, confortável e sem barulho. "O que vem pra melhorar é bom", disse.

O rodoviário também contou casos da viagem, lembrando a tranquilidade de um diálogo com um passageiro. "Ele disse que nem ouviu o barulho do motor, parecia que o ônibus estava planando", declarou. Um outro caso foi de um passageiro que cochilou com o silêncio e acordou afoito, dizendo: "Motô, perdi o ponto!" "Foi realmente uma maravilha, uma viagem muito confortável", concluiu Marocci.

"A eletromobilidade já é uma realidade em grandes centros urbanos de todo o mundo e nós temos o desejo de trazer essa inovação também para Salvador, tanto para proporcionar ao usuário um transporte com mais qualidade, assim como para buscar reduzir a emissão de gases poluentes, trazendo benefícios para a saúde da população", destacou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Segundo a prefeitura, na primeira fase, serão testados dois ônibus deste tipo que irão circular em operação regular, fazendo o mesmo itinerário dos ônibus convencionais. Os ônibus elétricos serão testados também nas linhas 1143 – Acesso Norte x Barroquinha, 1144 – Acesso Norte x Comércio, 1341 – Estação Pirajá x Barra 2, 1388 – Estação Pirajá x Barra 3 e 1007 – Jardim das Margaridas x Lapa. Durante a operação, não haverá nenhuma alteração no valor das passagens e também será possível integrar com outros modais.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ideia é que cada veículo deverá rodar em uma linha diferente a cada semana para que sejam testados em diferentes situações, como desempenho diante dos desafios da cidade, como topografia, demanda de usuários, distâncias e dinâmica do trânsito. Caso os resultados dos testes se mostrem positivos, o objetivo da Prefeitura é que estes ônibus possam ser utilizados na operação do BRT, com previsão de início a partir do primeiro trimestre de 2022.

Esse veículos emitem menos gases poluentes na atmosfera, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador. Além disso, os ônibus elétricos também são muito mais silenciosos, e permitem uma maior economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do ICMS sobre o óleo diesel. 

Matérias relacionadas: 

Ao lado de João Roma, Bruno Reis assina autorização para trecho 2 do BRT

Novo ônibus do BRT passa por testes em Salvador

Secretário da Seinfra celebra autorização das obras do trecho 2 do BRT

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp