Saúde

Pesquisadores descobrem vírus causador de doença misteriosa na Bahia

Publicado em 30/04/2015, às 13h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A doença misteriosa que está atingindo a população baiana foi identificada pelos pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da dengue é o zika vírus e foi descoberto nesta semana por Gúbio Soares e Silvia Sardi, em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Além desses sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.
Porém, esse novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos. A doença tem acometido diversos moradores de Camaçari, Salvador, Feira de Santana e de outros municípios. "O zika vírus não é tão grave quanto dengue ou chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", diz o professor Gúbio.
De acordo com Gúbio Soares, pesquisador que fez a descoberta junto com Silvia Sardi, é a primeira vez que o vírus é identificado na América Latina, sendo mais comum na África e Ásia. A dupla suspeita que o vírus chegou à Bahia por causa da Copa do Mundo de Futebol, realizada em 2014 no Brasil.
Fonte: R7 Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp