Saúde

Monumentos de Salvador “vestem-se” pelo Outubro Rosa

Publicado em 19/10/2015, às 13h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Maria Quitéria e As Meninas do Brasil, monumentos instalados na Lapinha e em Ondina, respectivamente, entraram na Campanha Outubro Rosa, na manhã desta segunda-feira (19). As estátuas ganharam vestidos na cor da campanha de luta contra o câncer de mama e ficarão assim até o fim do mês. As “Gordinhas de Ondina”, como são carinhosamente chamadas as esculturas da artista plástica Eliana Kertész receberam um abraço simbólico, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

O ato teve a participação de mulheres que superaram ou enfrentam a doença. O sucesso no tratamento acontece com a prevenção periódica através de exame de mamografia, o que permite o diagnóstico precoce. “Tive a oportunidade de ter o diagnóstico rápido e fazer os exames. Cheguei a tempo de fazer o tratamento como estou fazendo”, relata a comerciante Maria Auxiliadora Amado, 44 anos, que há cinco vive uma luta diária contra o câncer.

Aos 65 anos, a aposentada Maria das Dores Gomes está curada graças ao hábito de se prevenir. “Minha mãe morreu de câncer. Então, todo ano eu fazia o exame e isso ajudou a me salvar porque eu detectei no início”, afirmou.

Mobilização

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, destaca que a iniciativa reforça a mobilização mundial na Bahia, que este ano tem como meta realizar mais de 20 mil mamografias por meio de mutirões em todo o estado durante o Outubro Rosa. “A nossa mensagem leva em conta a diversidade das mulheres, a necessidade de que todas tenham esta referência do cuidado com a saúde e da busca pelo diagnóstico precoce”.

As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame preventivo uma vez por ano. Este mês, o rastreamento do câncer de mama por meio do programa Saúde sem Fronteiras reforça o atendimento gratuito com seis unidades móveis percorrendo todas as regiões da Bahia. De 2011 a 2014, os caminhões passaram por 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp