Saúde

Sesab confirma fim do surto de Meningite em Sauípe

Publicado em 23/09/2011, às 08h43   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informa que desde o dia 10/09 não foi registrado nenhum caso novo de Doença Meningocócica em funcionários do Complexo Hoteleiro Costa de Sauípe, localizado no município de Mata de São João,  evidenciando a interrupção da cadeia de transmissão da doença, o que permite considerar encerrado o surto de Doença Meningocócica na área, com o registro de sete casos confirmados e quatro óbitos.

Este foi o primeiro e único surto ocorrido este ano no Estado e que não houve surto de meningite meningocócica C em nenhuma outra região da Bahia.

Com relação ao surto ocorrido no Complexo Hoteleiro Costa de Sauípe, a partir do conhecimento do primeiro caso, verificado em 04/09/2011, a SESAB, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios, iniciou a quimioprofilaxia, com a utilização de antibiótico, medida adotada em consonância com as Normas Técnicas padronizadas pelo Ministério da Saúde e considerada como a mais eficiente para bloqueio de surto, tanto no ambiente de trabalho como no domicílio, para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores que adoeceram.

Mesmo com o surto encerrado, as equipes da Vigilância Epidemiológica Estadual e  Municipais continuarão em alerta monitorando a região. A orientação é que qualquer pessoa que apresente sintomas de Meningite (febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal, vômitos, manchas no corpo, dentre outros) busque, IMEDIATAMENTE, atendimento médico.

A meningite meningocócica C é uma doença que apresenta índice de cura. Para que isso ocorra, é fundamental que o diagnóstico seja o mais precoce possível. Quanto mais rápida a doença for diagnosticada, maior a chance  de não ter complicações ou óbitos. A identificação de todos os contactantes para a realização da quimioprofilaxia oportuna e eficaz é também muito importante para evitar o surgimento de surtos.

É importante salientar que a vacina contra Meningite Meningocócica sorogrupo C está disponível para todas as crianças menores de um ano de idade nas mais de 3.180 (três mil cento e oitenta) salas de vacinas de todo o Estado da Bahia.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registrou até 20/09/2011, um total de 131 casos de Doença Meningocócica, com 40 óbitos, e no mesmo período do ano anterior, quando foram confirmados 180 casos com 46 óbitos, o que representou redução de cerca de 27,2% no número de casos e de 13 % no número de óbitos.  Em 2010, o Governo do Estado investiu mais de R$ 45 milhões para vacinar as crianças baianas menores de cinco anos e, em Salvador, jovens e adolescentes (10 a 24 anos).


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp