Saúde

Itabuna é campeã em mortalidade infantil, diz revista

Publicado em 31/10/2011, às 19h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Entre as cidades brasileiras, Itabuna,  localizada a  426 km de Salvador, ocupa o primeiro lugar no ranking de cidades do Brasil com piores investimentos em Saúde, segundo a reportagem da revista Veja, publicada neste domingo (30).
De acordo com a revista, a cidade do sul baiano, possui o maior índice de mortalidade infantil do país. No quesito homicídio, Itabuna ficou em segundo lugar, com o índice de 113,8 por 100 mil habitantes.
Na matéria sobre a mortalidade infantil em Itabuna, cujo título é “Triste Bahia”, é destacado o fato de que a maternidade pública da cidade, a Ester Gomes (popularmente conhecida como Maternidade da Mãe Pobre), não possui UTI Infantil. 
"Os retratos dos partos realizados na Maternidade Ester Gomes parecem ter saído das obscuras xilogravuras do artista suíço Jost Amman, da Idade Média", aponta um trecho da matéria. Além da campeã em mortalidade infantil, outras 106 cidades foram pesquisadas.
Segundo a publicação, em 2009 foram registradas 29,4 mortes em cada 1.000 nascidos vivos na cidade. A maternidade Ester Gomes costuma receber pacientes de Itabuna e de 121 cidades vizinhas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp