Saúde

Jovem de 18 anos dá à luz gêmeas siamesas em Salvador

Divulgação/ Sesab
Um especialista de Goiás virá à capital para separar as bebês  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Sesab

Publicado em 29/10/2020, às 18h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma jovem de 18 anos, moradora de Salvador, teve gêmeas siamesas nesta quinta-feira (29). O parto foi realizado na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que acompanhou todo o pré-natal da paciente.

Segundo a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, a mãe e os bebês estão clinicamente bem, respirando sem a necessidade de aparelhos. “Na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estão interligadas apenas pelo fígado, mas exames complementares serão realizados e a cirurgia de separação deve ocorrer dentro de um mês, assim que ganharem um pouco mais de peso, evoluírem na maturidade pulmonar e os exames forem concluídos”, explicou Tereza, que também é neonatologista.

A Maternidade pertence à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a própria unidade realizará o procedimento de separação. No entanto, o responsável pela cirurgia será um especialista de Goiás, que é referência em casos de separação de gêmeos siameses.

De acordo com a Sesab, esse tipo de nascimento é considerado raro. Estudos indicam que, a cada 100 mil nascimentos, um é de gêmeos siameses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp