Saúde

Bahia é o segundo estado com o maior número de mortes por câncer de pulmão

Imagem Bahia é o segundo estado com o maior número de mortes por câncer de pulmão
Cigarro seria o grande vilão. Bahia não tem leis rigorosas sobre o assunto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/12/2012, às 10h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia é o segundo estado do Nordeste com maior quantidade de óbitos por câncer de pulmão geralmente provocado por cigarro, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). “E entre 90% e 95% dos casos de neoplasias (câncer) nestas regiões são motivados pelo uso de cigarros”, disse o médico pneumologista Francisco da Hora, em entrevista ao jornal A Tarde.

Sem medidas drásticas, a Bahia segue na triste liderança ao contrário de estados como Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiros, Amazonas, Roraima, Paraíba e Paraná, que proibiram o uso de cigarros em locais fechados e os fumódromos (áreas reservadas para fumantes). Ainda segundo dado do Inca, de 2000 a 2010 foi registrado um aumento de 98% nos casos de mortes por câncer de traquéia, brônquios e pulmões no Estado, que passaram de 390 para 774.

Para Francisco da Hora, que também é médico pneumologista do programa estadual de tabagismo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a falta de regulamentação atrapalha. “Iniciativas como está é o que tem assegurado a redução da quantidade de fumantes desde a década de 80. Deixamos de ter 30 milhões de usuários e hoje temos 15 milhões”, lembra.

Vale lembrar, que um ano após ter sido sancionada pela presidente Dilma Roussef, a Lei Antifumo (12.546/11) ainda espera regulamentação do Congresso Nacional. Mas há quem diga que sofre com tais iniciativas. “Há muito preconceito com os fumantes. Por que não posso fumar onde quero?”, reclama a paisagista Eliane Brito, que costuma portar quatro carteiras de cigarro.

Com informações do jornal A Tarde*


Originalmente publicada às 8h51 do dia 28/12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp