Serviços

Se preciso acamparemos dentro do shopping, dispara presidente dos comerciários

Publicado em 30/06/2015, às 09h54   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Após os motoristas clientes reclamarem pela cobrança de estacionamento nos shoppings da capital baiana, chegou a vez dos motoristas trabalhadores se posicionarem contra as taxas. Mesmo trabalhando diariamente nos centros comerciais, o comerciários não escaparam do ônus e estão tendo também que arcar com os valores cobrados para estacionar nos empreendimentos. 
O caso já foi motivo de algumas manifestações dos trabalhadores em diferentes shoppings de Salvador. Protestos que são "encabeçados" pelo Sindicato dos Comerciários de Salvador. Em entrevista ao Bocão News, o presidente do órgão, Jaelson Dourado, repudiou a cobrança da taxa para os trabalhadores dos centros de compras. "Temos uma posição totalmente contrária a isso. É um absurdo ter que pagar para trabalhar".
Segundo o representante da categoria, as credenciais disponibilizadas pelos shoppings para cada loja é insuficiente para atender a demanda. "Não atende a demana, não é suficiente. Ter que pagar mais de R$ 300 de estacionamento é inadmissível para o trabalhador que já tem o salário apertado, que arca com os custos da própria família", afirmou. 
Para Dourado, a não isenção dos trabalhadores em relação a cobrança de estacionamento é uma espécie de "vista grossa" dos empresários. "Tem como atender e liberar a taxa porque não chega a 10% dos trabalhadores que possuem carro", ressaltou. 
Em meio as manifestações, o Sindicato inicia nesta semana uma série de reuniões com os representantes dos shoppings para tentar negociar a questão. Porém, o presidente alerta que caso não haja acordo, o órgão fará o que for necessário para defender os trabalhadores do que classifica como "abuso". "Estamos fazendo manifestações, chamando os lojistas para reuniões e entraremos com ação no Ministério Público. Se preciso for acamparemos dentro dos shoppings", disparou ao enfatizar que os centros têm que liberar esse custo da categoria. 
Medida adotada pelos shoppings
Como forma de "aliviar" a taxa de estacionamento para os lojistas, os shoppings disponibilizaram credenciais de gratuidade e de mensalista para os trabalhadores. 
Shopping Piedade: No Shopping Piedade existe um estacionamento exclusivo para os lojistas. As vagas disponíveis são gratuitas em caráter rotativo, sendo permitido um veículo, de cada loja,estacionado no local. Sua utilização se dá por ordem de chegada, até que se atinja sua lotação, sendo obrigatório o cadastramento prévio dos automóveis autorizados. Não há opção de vagas para mensalistas.
Shopping da Bahia: Neste shopping, há credenciais para as lojas, ficando a critério dos lojistas distribuí-las entre os funcionários. As lojas satélites receberam uma credencial, os âncoras e mega lojas duas e cada uma tem direito a um mensalista. Segundo a assessoria, esses números foram definidos com base no estudo de mercado realizado com outros shoppings que já cobravam, além da disponibilidade de vagas nos shopping.
Salvador Norte Shopping: Lojas âncoras e mega lojas receberam 2 credenciais e 1 credencial mensalista; as lojas satélites ganharam 1 credencial e 1 credencial mensalista. Já quiosques receberam uma credencial mensalista.
Shopping Barra: Lojas âncoras, como Centuro, Americanas e C&A, receberam 3 credenciais de gratuidades e 3 carteiras de mensalistas, que paga um valor diferenciado de R$ 135. Megastore, como a Saraiva, receberam duas credenciais e duas de mensalistas. As lojas satélite receberam uma de cada.
Shopping Paralela: Sobre o estacionamento do Shopping Paralela, o estabelecimento confirmou que há uma cota de credenciais destinada aos lojistas mas não informou o número de credenciais distribuídos.
Salvador Shopping: Credenciais foram dadas para os lojistas, que distribuirão entre seus funcionários. (2) Satélites: 1 credencial e 1 credencial mensalista; (3) Quiosques: 1 credencial mensalista; o shopping informou que levou em conta um estudo feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) nos estabelecimentos para se guiar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp