BNews Turismo

Novo aeroporto "verde" de Salvador mistura mobilidade com sustentabilidade; veja mudanças

BNews/Vagner Souza
Terminal será o primeiro do país a produzir energia suficiente para prover parte significativa de sua demanda diária  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 11/12/2019, às 23h00   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Salvador Bahia Airport já chega prometendo misturar mobilidade com sustentabilidade. Apelidado de "aeroporto verde", ele recebeu melhorias para a redução de impacto ambiental. Já no primeiro ano de operação, foram construídas uma Estação de Tratamento de Efluentes com 99,5% de eficiência, que permitiu o reuso de água, e uma nova Central de Resíduos, que levou ao aumento de 33% na taxa de reciclagem. Também está prevista a instalação de uma usina solar.

"Eu estou tão orgulhoso de comemorar a inauguração do nosso primeiro projeto no Brasil. Não poderíamos ter terminado no melhor lugar. Salvador é um lugar brilhante", destacou o presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, no evento de entrega da obra, realizado na tarde desta quarta-feira (11). "A nossa prioridade é melhorar a atratividade do aeroporto, modernizando o espaço e implementado os padrões de qualidade e segurança. [...] Isso é apenas o início".

O Salvador Bahia Airport será o primeiro do país a produzir energia suficiente para prover parte significativa de sua demanda diária. Já a adoção de estratégias não agressivas para a captura de aves levou à redução de mais de 70% do número de colisões desses animais com aeronaves em 2019 na comparação com 2017, tornando o aeroporto mais seguro e preservando a biodiversidade local. 

"Inauguramos hoje um aeroporto que mais país e mães vão ter orgulho de trazer seus filhos. Agradeço aos mais de 2 mil homens e mulheres que contribuíram com carinho e dedicação", destacou Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport. 

Em busca da eficiência energética, foram instaladas lâmpadas de LED em todo o terminal, equipamentos antigos foram trocados e está em andamento a implantação da usina de energia solar.  "Estamos comprometidos com a mobilidade sustentável. [...] Queremos trazer toda a expertise do nosso grupo, com a nossa equipe baseada no Rio de Janeiro", ressaltou Nicolas.

No total, o terminal ganhou mais 22.000 m² de área construída, a exemplo da ampliação área de embarque e do novo píer, com seis pontes de acoplagem de aeronaves. Essas e outras melhorias permitiram o aumento da capacidade operacional do aeroporto de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano, a racionalização do fluxo e a possibilidade de aumento da capacidade de processamento de passageiros durante os períodos de pico. 

Outras mudanças estruturais foram a ampliação do pátio de aeronaves em 45 mil m², a renovação das subestações de energia elétrica, a instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio em 100% do terminal de passageiros, a implantação de um sistema de automatização das operações, entre outros. 

As duas pistas foram completamente reformadas, trazendo mais segurança para as operações. A habilitação da pista auxiliar (17/35) para receber aeronaves de até 36m de envergadura, como o Boeing 737 e Airbus A320, permitiu que a mesma passasse a ser melhor aproveitada pela aviação comercial. A maior parte da frota da aviação doméstica é formada de aviões desse tamanho. 

O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. O investimento total na renovação do terminal é de R$ 700 milhões, sendo que desse valor R$ 516 milhões foram obtidos através de um financiamento junto ao Banco do Nordeste. As intervenções envolveram direta ou indiretamente dois mil trabalhadores, a maioria deles baianos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp