Mundo

Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil somam 160 mil desabrigados

Publicado em 27/12/2015, às 11h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 160 mil pessoas estão desabrigadas por causa das inundações que afetam Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Fortes chuvas atribuídas ao El Niño provocaram o transbordamento dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na região das fronteiras entre os quatro países.
A situação é mais grave no Paraguai, onde 130 mil pessoas já foram obrigadas a deixar suas casas, segundo a Agência de Informacion Paraguaya. O presidente Horacio Cartes declarou estado de emergência no país e, segundo o jornal “El País”, destinou um orçamento especial de US$ 3,5 milhões (R$ 14 milhões) para ajuda aos desabrigados.
No sábado (26), o governo paraguaio recomendou que mais 7 mil pessoas evacuem a cidade de Alberdi, na fronteira com a Argentina, devido à alta do Rio Paraguai e às fissuras que surgiram na barragem construída para conter a água.
Na Argentina, os desabrigados são 20 mil, de acordo com a agência estatal Telam. O exército está ajudando a distribuir alimentos em Concordia, a cidade mais afetada, com mais de 10 mil pessoas alojadas em 37 centros, a maioria deles em escolas. O governador de Entre Rios, onde fica Concordia, informou no sábado que o nível do rio Uruguai se mantinha com 15,86 metros e tinha parado de subir, o que fez com que novas evacuações fossem temporariamente suspensas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags