Mundo

EUA fazem ataque no Afeganistão após atentado e matam membro do Estado Islâmico

Lalo de Almeida/Folhapress
Alvo de ação com drone era organizador de explosões em Cabul, diz comando militar  |   Bnews - Divulgação Lalo de Almeida/Folhapress

Publicado em 27/08/2021, às 23h11   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Comando Central dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (27) que realizou um ataque com drones contra o Estado Islâmico, na província afegã de Nangahar, revidando o atentado terrorista do grupo no aeroporto de Cabul um dia antes.

O ataque aéreo cumpre promessa feita pelo presidente Joe Biden logo após o atentado de quinta (26), que vitimou quase 200 pessoas. "As indicações iniciais são de que matamos o alvo. Não temos conhecimento de vítimas civis", disse o comando militar em comunicado.

Segundo o governo, acredita-se que o membro do EI mosto esteja envolvido no atentado terrorista.

Pouco antes do anúncio do ataque, a embaixada dos Estados Unidos em Cabul, capital afegã, orientou novamente os cidadãos americanos a evitarem o Aeroporto Internacional Hamid Karzai. O receio é de que o local seja palco de novos ataques do Estado Islâmico em meio aos esforços para retirada de pessoas.

No comunicado emitido, a embaixada diz que ainda há ameaças de segurança e pede que os cidadãos saiam imediatamente dos portões Norte, Leste e Abbey Gate. Mesmo após o ataque, multidões seguem tentando acessar o aeroporto, e, segundo o Pentágono, 5.400 pessoas permanecem dentro do local esperando vagas em voos humanitários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp