Religião

Igreja Católica comemora Domingo de Ramos em Salvador

Publicado em 20/03/2016, às 09h57   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O início da Semana Santa em Salvador foi marcada pela caminhada do Domingo de Ramos, organizada pela Arquidiocese Primaz do Brasil. O ato aconteceu neste domingo (20) e iniciou as 07h30 com a concentração dos fiéis. A benção inicial foi feita pelo arcebispo, Dom Murilo Krieger, acompanhado dos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade e Dom Estevam Silva.  

A procissão percorreu o Campo Grande e seguiu para a Praça Municipal, onde Dom Murilo celebrou a santa missa.

O evento marca também o fim do período quaresmal e o fim da Campanha Fraternidade, que neste ano trabalhou com o tema voltado para o saneamento Básico.

O ramo de palmeira é uma marca da celebração. Remonta a saudação feita pelo povo quando Jesus, em cima do jumento, entrou na cidade de Jerusalém como rei. Mais de 50mil ramos distribuídos em Salvador. Quem segue essa tradição é o funcionário público, Nelson Barbosa e sua esposa, a professora Iacyr Peixoto.

Há 26 anos o casal, desde quando o Domingo de Ramos chegou a ser realizado em Salvador no Hospital São Rafael (HSR). “Eu distribuía por causa do jardim, que era novo e não queria que o pessoal mexesse. Disso tomamos gosto e passamos a distribuir de forma gratuita. Antes era um carro pequeno e agora uma caminhonete”, disse.

Dom Murilo, em conversa com o Bocão News, afirmou que dos cristãos, nesse início de Semana Santa, devem abrir o coração para o tempo de conversão.  “Viver com santidade para termos, como diz Paulo aos Filipenses, os mesmos sentimentos de Cristo Jesus que amou profundamente o Pai e os irmãos. Queremos que ele nos ensine esse amor para, abrindo o nosso coração, possamos tudo aquilo que ele pode nos oferecer”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp