Religião

Salvador: Paróquia de São Pedro celebra seu Padroeiro

Publicado em 24/06/2016, às 15h20   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

De 26 a 29 de junho, a comunidade paroquial de São Pedro, na Praça da Piedade, celebra a festa do padroeiro. O tema escolhido como motivação para a festa deste ano é: “A Misericórdia de Deus na Vida de São Pedro”, inspirado no Ano Santo da Misericórdia.

Para um aprofundamento catequético, três subtemas serão desenvolvidos nos dias do tríduo preparatório à festa, 26, 27 e 28 de junho, sempre às 11h, na Igreja Matriz de São Pedro.

Programação do Tríduo – 26 a 28 de junho

1º Dia – 26/06 – Misericórdia é dom de Deus

A generosidade divina se revela às pessoas através da multiplicidade de virtudes que Jesus marcou a sua figura humana. Sendo Ele o amor por excelência, suas palavras, gestos e testemunhos vêm encadernados nessa virtude, “a maior delas” no conceito de São Paulo (1Cor 13,15). Do amor nasce a misericórdia que São Pedro muitas vezes percebeu na sua convivência com o Mestre, e que o Papa Francisco define como “arquitrave da Igreja”.

2º Dia – 27/06 – Misericórdia é Partilha

Tudo que Deus nos dá é para ser partilhado. É uma cobrança que Jesus nos faz da sua misericórdia para conosco. E os apóstolos aprenderam essa lição. Desde os primeiros tempos da Igreja, os cristãos sabiam que os dons que Deus dá a cada um não devem permanecer trancados num cofre. O destino deles é a comunidade. Em Atos 4,32 se lê: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles!. Esse testemunho evidencia que os primeiros cristãos aprenderam e viveram as lições de Jesus.

3º Dia – 28/06 – Misericórdia é Missão

Misericórdia é dom gratuito de Deus. Ele é compassivo conosco sem nenhum mérito da nossa parte. Entretanto, exige de nós um agradecimento que testemunhamos através do cumprimento da nossa missão. Quando Jesus interroga Pedro, perguntando: “Simão, tu me amas mais do que estes outros? Pedro respondeu: Senho, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: Cuida dos meus cordeiros” (Jo 21,15). Três vezes o questionamento é feito, e três vezes Pedro responde com a mesma firmeza para se purificar das três vezes que ele negou conhecer Jesus. Só quem ama verdadeiramente Aquele que morreu pela nossa salvação é capaz de assumir a missão que lhe cabe no plano de Deus.

Programação para o Dia Festivo – 29/06

06h15 – Alvorada;

07h00 – Missa Pelo Papa;

08h00 – Missa pelos aniversariantes da Paróquia, comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes;

09h30 – Missa pelos viúvos e viúvas;

11h00 – Missa pelas comunidades religiosas da Paróquia;

12h00 – Missa pelas pessoas com nome Pedro;

13h00 – Missa pelos movimentos, ministérios e pastorais da Paróquia

14h30 – Missa pelos idosos e doentes;

15h30 – Procissão pelas ruas do bairro;

16h30 – Missa Solene campal, em frente à Igreja de São Pedro, presidida pelo bispo da Diocese de Jequié, Dom José Ruy Gonçalves Lopes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp