Religião

Mãe Stella diz que não voltará ao terreiro Ilê Opô Afonjá

Reprodução
Ialorixá mais importante do pais está morando no recôncavo baiano   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/12/2017, às 13h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Diante de uma briga que se arrasta há algum tempo, a ialorixá mais influente do Brasil, Mãe Stella de Oxossi, rompeu o silêncio e ao A Tarde disse que não voltará ao terreiro. “Para lá, não volto mais”.

Morando em Nazaré, município a 216 km de Salvador, a ialorixá é o ponto central de um imbróglio entre a esposa dela, a psicóloga Graziela Domini, 55, e a comunidade do Opô Afonjá. Em entrevista ao repórter Yuri Silva, Maria Stella de Azevedo Santos, 92 anos, diz estar “transtornado com essa situação. Meu sentimento é de pesar, dor e angústia”.

A história inclui até a presença de seguranças armados que teriam sido pagos por Graziela para fazer a mudança da sacerdotisa. É o que diz o obá odofin (ministro de Xangô) e presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, entidade civil que mantém o templo, Ribamar Daniel.

Ela contou que decidiu sair da capital para descansar. “Lá é muito tumultuado. Não estou com vontade de voltar mais. Eu saí porque estava muita pressão [estavam] querendo botar filho de santo para fora. Aqui dou uma descansada, fico longe disso”.

Questionada sobre a divergência entre a comunidade do Opô Afonjá e Graziela, a ialorixá exclamou: “Para você ver o que é loucura de gente, meu filho!”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp