Religião

Ana de Xangô é escolhida nova líder do Axé Opó Afonjá um ano após morte de Mãe Stella

Divulgação
Iniciada por sua antecessora há pouco mais de 30 anos, Ana Verônica Santos pretende conciliar as obrigações no terreiro com a carreira de educadora  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/12/2019, às 12h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A religiosa Ana de Xangô foi escolhida na manhã deste sábado (28) para liderar o terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. A posse da substituta de Mãe Stella de Oxóssi ainda não tem data definida. A nova líder do terreiro foi escolhida por meio de um jogo de ifá realizado pelo babalorixá do Terreiro de Aganju Balbino Daniel de Paulo, conhecido como Obaràyí. 

Ana de Xangô foi escolhida um ano depois do falecimento de Mãe Stella. Balbino também esteve presente quando a antecessora de Ana foi escolhida. "Já estava escrito que eu ia fazer o jogo para escolher a sucessora de Mãe Stella", disse. Ele desejou boa sorte e "tudo de bom" a Ana de Xangô.

O presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá e um dos 12 obás de Xangô do terreiro, Ribamar Daniel, afirmou que o resultado foi muito bem aceito pela comunidade formada por 300 pessoas. Ana Verônica Santos é educadora de formação, e pretende conciliar suas obrigações no terreiro e a carreira docente.

Iniciada por Mãe Stella há pouco mais de 30 anos, ela se disse emocionada e surpresa por ter sido escolhida para cuidar do Ilê Axé Opó Afonjá.Com a sua escolha, o terreiro retomará seu calendário litúrgico - suspenso posteriormente ao falecimento de Mãe Stella. A religiosa morreu aos 93 anos no Recôncavo Baiano, após complicações ocasionadas por uma infecção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp