Religião

Inspirada em Santa Dulce dos Pobres, Campanha da Fraternidade foi lançada na Arquidiocese de Salvador

Reprodução / Pascom
Na Arquidiocese de Salvador, o lançamento oficial aconteceu no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado ao lado das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Pascom

Publicado em 28/02/2020, às 09h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de conscientizar, à luz da Palavra de Deus, sobre o cuidado e a importância para a urgente necessidade de testemunhar e estimular a solidariedade, a Igreja no Brasil deu início à Campanha da Fraternidade 2020 nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro. Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a CF tem como inspiração a parábola do Bom Samaritano e a missão da Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia.

Na Arquidiocese de Salvador, o lançamento oficial aconteceu no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado ao lado das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), fundadas pela religiosa que é a primeira santa desta época. A Campanha da Fraternidade 2020 foi apresentada ao Povo de Deus e aos profissionais que atuam em veículos de comunicação durante coletiva de imprensa conduzida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; pelo capelão do Santuário, frei Mário Erky; pelo secretário da Ação Social Arquidiocesana, diácono Joaquim Nobre Chagas; e pela Irmã Olívia Lucinda, religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus – a mesma a qual Irmã Dulce pertencia.

De acordo com Dom Murilo, a realização da coletiva no Santuário dedicado à S\anta Dulce dos Pobres com a presença da imprensa e de pessoas que são assistidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce deixa ainda mais claro que a Campanha da Fraternidade é algo concreto. “Para nos ajudar nessa reflexão, a Campanha vai em duas certezas. A primeira: da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 5-17), é algo muito concreto que acontece hoje ainda, pois no mundo há muita gente ferida, machucada, esquecida à beira da estrada. Esta parábola é algo muito real, muito concreto; a segunda: a obra de Irmã Dulce vem nos mostrar que aquilo que Jesus pregou nessa parábola pode ser feito com cada um de nós, independente de classe, de sexo, de ter o poder econômico ou de ter capacidades especiais. A Campanha tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, afirmou.

Realizada há 53 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade deste ano tem o tema da caridade à luz do Bom Samaritano. Segundo o Texto-base, preparado pela Comissão Nacional da Campanha da Fraternidade, o tema escolhido, além de apresentar o verdadeiro sentido da vida proposto por Jesus, visa fortalecer a cultura do encontro, promover e defender a vida, despertar as famílias para o amor, preparar os cristãos para anunciar, através do testemunho e de ações concretas, o Reino de Deus. Nesta Campanha, também serão estimuladas a criação de espaços nas comunidades para que os fiéis percebam a vida como dom e compromisso. A motivação dos jovens quanto ao cuidado mútuo, bem como com o planeta também estão entre as inúmeras ações propostas para a Campanha da Fraternidade 2020, que propõe a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp