Religião

Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes não será conduzida pelo mar devido à pandemia

Arquivo BNews
A abertura das celebrações será no dia 27 de dezembro, na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 15/12/2020, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia irá mudar uma tradição centenária na capital baiana. A imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida sem procissão marítima, apenas em carro do Corpo de Bombeiros.    Um dos cuidados será com a limitação na participação dos fiéis.

Com o tema central “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a âncora que nos sustenta, o leme que nos conduz e a esperança que nos encoraja”, a abertura das celebrações será no dia 27 de dezembro, na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador. 

A programação começa com alvorada, às 6h; hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, às 7h; e missa, às 7h30, presidida pelo padre Davi Oliveira Santos.

Entre 28 e 30 de dezembro, sempre às 19h, será realizado o tríduo preparatório. Os fiéis deverão, a cada noite, refletir sobre um subtema: “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a âncora que nos sustenta” (1ª noite), “Nossa Senhora da Boa Viagem, exemplo de obediência, nos conduz ao Bom Jesus dos Navegantes” (2ª noite) e “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a esperança que nos encoraja” (3ª noite). 

Os devotos que desejarem ir além, poderão doar nessas noites materiais de limpeza, que serão levados para o Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus; para as obras sociais da Irmã Violeta; para a Pastoral da Criança; e para as pessoas beneficiadas pelas obras sociais da paróquia. 

Por celebração, somente poderão ficar dentro do templo 100 pessoas. Nos dias que acontecem o tríduo, haverá missa às 7h30, a fim de que mais fiéis possam agradecer ao Bom Jesus e à Virgem Santíssima.

Quem quiser participar, precisa agendar através dos telefones (71) 98188-0492 (Luzia) ou 99642-3288 (Priscila). Membros do grupo de risco deverão acompanhar toda a programação, ao vivo, pelo Instagram @igrejadaboaviagemssa; Facebook e Youtube [Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem].

No dia 31 de dezembro, a missa de embarque começará às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Por causa da pandemia, não haverá procissão marítima. Contudo, após a Celebração Eucarística (por volta das 16h30), a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será levada para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá, via terrestre, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio.

No primeiro dia de 2021, haverá missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A partir das 9h, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será levada, mais uma vez, para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp