Religião

Com prorrogação do toque de recolher, Arquidiocese de Salvador divulga novas orientações para Semana Santa

Arquivo / Carlos Alberto / BNews
Na Quinta-feira Santa e no Sábado Santo as Celebrações acontecerão às 16h e não mais nos horários que haviam sido divulgados anteriormente, que eram 17h e 17h30, respectivamente  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Carlos Alberto / BNews

Publicado em 26/03/2021, às 22h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, divulgou nesta sexta-feira (26) novas orientações para a Semana Santa na capital baiana. A decisão foi tomada em decorrência da prorrogação do toque de recolher até o dia 5 de abril em todo o estado.

Na Catedral Basílica de Salvador, diante das novas orientações, foram alterados dois horários: na Quinta-feira Santa e no Sábado Santo as Celebrações acontecerão às 16h e não mais nos horários que haviam sido divulgados anteriormente, que eram 17h e 17h30, respectivamente.

De acordo com o arcebispo, a celebração da “Missa vespertina da Ceia do Senhor” poderá ocorrer na quinta-feira da Semana Santa, a partir das 16h, com a presença de fiéis, de acordo com a capacidade máxima permitida.

A tradicional cerimônia do 'Lava-Pés', onde é feita a lavagem dos pés de alguns fiéis, não será realizada.

O arcebispo ainda salientou que as medidas sanitárias em vigor não permitem a celebração, reunindo fiéis, durante a noite. Por isso, se a celebração da Vigília Pascal for realizada no habitual horário noturno, deverá ocorrer sem a presença dos fiéis no templo, transmitida online.

Caso seja considerada mais oportuna, para o bem pastoral da comunidade, a Vigília Pascal, com a presença dos fiéis, segundo os protocolos sanitários, poderá ser antecipada para as 16h.

Além disso, continuam em vigor as demais normas litúrgicas e orientações pastorais para a Semana Santa.

Os fiéis que desejarem participar presencialmente na Catedral Basílica de Salvador, devem entrar em contato, por telefone (71 3321-4573), para realizar o agendamento. Aqueles que não conseguirem vaga, ou que são do grupo de risco, poderão acompanhar, em tempo real pelo perfil oficial da Arquidiocese de Salvador no Facebook.

Programação da Semana Santa na Catedral Basílica:

  • Domingo de Ramos (28 de março) – Missa, às 10h (não haverá procissão);
  • Quinta-feira Santa (1º de abril) – Missa da Instituição da Eucaristia (Ceia do Senhor), às 16h. Não haverá a cerimônia do Lava-pés. Também na Quinta-feira Santa acontece a Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais. Contudo, este ano esta Celebração Eucarística foi transferida para o dia 15 de maio, às 9h;
  • Sexta-feira Santa (2 de abril) – Celebração da Paixão do Senhor, às 15h;
  • Sábado Santo (3 de abril) – Vigília Pascal, às 16h;
  • Domingo de Páscoa (4 de abril) – Santa Missa Solene, às 10h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp