Eventos / Réveillon

Bombeiros Militares orientam população sobre cuidados com fogos do Réveillon

Publicado em 28/12/2016, às 17h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Quem vai soltar bombas, rojões e outros tipos de fogos no Réveillon, não pode deixar a euforia e alegria das boas vindas a 2017, ofuscar a atenção com os cuidados para evitar acidentes com os artefatos pirotécnicos. O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA) divulgou uma nota à imprensa com orientações e recomendações a população.

De acordo com o CBMBA, é importante que as pessoas procurem locais credenciados e licenciados pela Polícia Civil ou pela prefeitura da cidade onde funciona o estabelecimento comercial, para que possam ter uma garantia de que esses artefatos pirotécnicos têm uma procedência, que estão vindos da indústria e não são produzidos de forma artesanal. Os Bombeiros também solicitam à população que denuncie, caso tenha conhecimento de algum local, que esteja realizando a fabricação clandestina dos fogos, que deverá ser informado à Polícia Civil.

Na compra também é necessário avaliar as indicações presentes nas embalagens desses materiais, como a faixa etária recomendada e a classificação, que vai de A - fogos mais simples - até aqueles de maior potencial de explosão, os de classe D. Independentemente da categoria dos artefatos, as orientações contidas nas embalagens devem ser seguidas. Para as crianças, a orientação é total atenção e supervisão enquanto elas manusearem os fogos.

Cuidados

O local para soltar o rojão deve ser aberto, sem a circulação de pessoas e ele deve estar bem fixado ao chão, o que pode ser feito com a ajuda de pedras, por exemplo. Além disso, os fósforos maiores garantem que a pessoa fique mais distante do rojão antes de acendê-lo.

A falta de cuidado e atenção no manuseio do artefato é uma das principais causas de acidentes. Os Bombeiros avaliam que as ocorrências relacionadas com os fogos estão diretamente ligadas à negligência. Entre os exemplos, estão a falta de atenção aos cuidados prescritos na embalagem e o manuseio dos artefatos após a ingestão de bebidas alcoólicas, que contribuem significativamente para os acidentes que resultam em queimaduras.

Recomendações

Em caso de acidente, deve-se rapidamente lavar o local afetado com água limpa e corrente, de forma contínua, como colocar o local queimado sob uma torneira ou chuveiro, e procurar o hospital mais próximo. Não se deve colocar nenhuma substância sob a queimadura. Somente um médico pode avaliar a gravidade da lesão e prescrever o tratamento adequado.

O CBMBA divulgou um vídeo que trás orientações genéricas sobre o manuseio de fogos e cuidados com acidentados. Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp