Eventos / Réveillon

"A gente tem que acabar com mitos", diz Neto sobre impacto do óleo no verão de Salvador

BNews
Prefeito de Salvador projeta 100% de ocupação da rede hoteleira no verão  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 06/11/2019, às 20h44   Juliana Nobre* e Henrique Brinco



O prefeito ACM Neto (DEM) projeta 100% de ocupação na rede hoteleira de Salvador no período do Festival Virada Salvador 2020. O evento foi lançado, na noite desta quarta-feira (6), em São Paulo. O BNews questionou ao gestor sobre qual será a estratégia para garantir essa meta mesmo diante do grave problema do desastre ambiental provocado pelas manchas de óleo nas praias - que, inclusive, voltaram a aparecer nos últimos dias.

Segundo Neto, é natural pela repercussão nacional e internacional que a chegada das manchas de óleo deixem as pessoas preocupadas. Entretanto, destaca que não houve nenhuma restrição de balneabilidade no litoral. "A gente tem que acabar com mitos. Faço questão de ir em restaurantes para comer frutos do mar, eu e minhas filhas. Frutos do mar comprados em Salvador. Então, existem muitos mitos que são disseminados e que nós temos a obrigação de desfazê-los. Acho que esse episódio criminioso e lamentável não vai afetar o nosso verão", destacou.

Segundo o prefeito, "não houve nenhuma outra cidade no Brasil que tenha dado o nível de resposta, com velocidade e eficiência para a chegada das manchas de óleo nas praias". "Desde o princípio, o meu comando foi que nós fizéssemos conta e que mobilizássemos a quantidade que fosse necessária de pessoas, tanto que hoje temos 600 colaboradores que continuam trabalhando nas praias, mesmo já havido a remoção do grosso nas praias de Salvador. Esse contingente continua todo mobilizado, seja para que a gente tenha a prontidão necessária de algum caso de reincidência, seja para que a gente possa continuar fazendo permanentemente fazendo a limpeza fina. A minha orientação é que essa equipe só sai das praias depois que toda a limpeza fina for concluída. Depois que a última pedra tiver limpa e, portanto, livre de qualquer mancha de óleo.", sinalizou. 

"Acho que não houve nenhuma outra prefeitura que tivesse dado uma resposta tão imediata quanto a nossa. O que contribuiu para que, nesse primeiro momento, não houvesse queda na taxa de ocupação na cidade. Eu fiz sexta-feira passada um encontro com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia) para anunciar um projeto de isenção de IPTU para os hotéis que investirem. E lá, o próprio presidente da ABIH-BA, fez questão de destacar que, em função da pronta resposta da prefeitura, não houve queda na taxa de ocupação. Se a gente comparar a taxa de ocupação do mês de outubro de 2019 com o mês de outubro de 2018, nós até crescemos", completou.

*A editora de política viajou para São Paulo para cobertura do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp