Salvador

Lucinha do MST toma posse na Secretaria das Mulheres

Publicado em 17/05/2011, às 20h30   Redação Bocão News



Ligada ao ex-secretário de Combate à Pobreza, o atual deputado Valmir Assunção, e indicada pelo governador Jaques Wagner para a Secretaria de Políticas para as Mulheres, toma posse nesta sexta-feira (20), em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha do MST. Marca presença na cerimônia Irany Lopes, titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal.

Forjada no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lucinha é a primeira secretária de Políticas para as Mulheres (SPM) e assume a pasta com a experiência acumulada em 15 anos de militância na zona rural e regiões com grande número de assentamentos. Ela tem pela frente o desafio de articular o combate à feminização da pobreza e da violência contra as mulheres.

Para Lucinha, a pobreza na Bahia tem "gênero, cor e endereço”. Ela promete seguir as linhas políticas dos governos da presidente Dilma Rousseff e de Jaques Wagner na criação de políticas públicas para dar autonomia econômica às mulheres e no combate à feminização da pobreza. Conforme a nova secretária, esse é um passo fundamental para o processo de visibilidade e ascensão ao poder por parte das mulheres.

Nascida em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, em 28 de julho de 1972, Lucinha é casada, mãe de Vinicius e Marisa, e mora atualmente em Itaberaba. Cursou até 8ª série do ensino fundamental, é filiada ao PT desde 1989 e hoje é dirigente nacional do MST, coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia, participa da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp