Salvador

Após manifestações de estudantes da Uneb, Saeb promete melhorias

Publicado em 26/02/2016, às 10h05   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma comissão de professores e estudantes dos cursos da área de saúde da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi recepcionada pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e o órgão estadual prometeu atender aos principais pontos reivindicados pela comunidade acadêmica.
Segundo a Saeb, como já havia sido anunciado pela Secretaria da Educação (SEC), a seleção para professores do curso de medicina da Uneb e a oferta de estágio para estudantes da área de saúde da instituição "estão garantidos pelo governo".
"O edital da seleção Reda para professores, por sua vez, está sendo elaborado conjuntamente pela Uneb e pela Saeb. Já as vagas de estágio serão garantidas aos alunos por meio de acordo de cooperação técnica entre a Uneb e o Hospital Roberto Santos. Serão oferecidas oportunidades para estudantes da área de saúde da instituição, incluindo os alunos de medicina. O acordo deve ser firmado pela Escola Estadual de Saúde Pública", aponta.
"Em relação à insalubridade, a Saeb esclarece que iniciou o processo de regularização após identificar concessões indevidas de insalubridade a servidores que atuam, exclusivamente, em condições laborais que não justificam o pagamento do referido adicional, conforme preconiza a legislação", explica a secretaria em nota.
A pasta ainda argumenta que o corte no adicional de insalubridade obedece a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE). "Caso o pagamento do adicional de insalubridade seja devidamente comprovado, a concessão do benefício será restabelecida com retroatividade à data do corte", aponta a Saeb.
Apesar do encontro realizado nessa quarta-feira (24), os estudantes da área de saúde seguem em protesto. Nessa sexta (26), os discentes prometem levar o lixo acumulado nas dependências do departamento para a porta da reitoria da Uneb.
Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp