Salvador

Quiosques do Dique do Tororó estão abandonados e população recorre a ambulantes

Publicado em 19/07/2017, às 18h46   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Em 1998, o Dique do Tororó, em Salvador, passou por uma revitalização e se transformou em uma área de lazer para os soteropolitanos. Durante a semana, as pessoas aproveitam o espaço para a prática de exercícios físicos e, nos fins de semanas, as famílias aproveitam para se divertir ao céu aberto. Na época da reforma, os quiosques espalhados por toda a área vendiam doces, salgados, sorvetes, acarajé, entre outros.

Hoje, os quiosques estão sem uso e praticamente todos fechados. Populares reclamam de que faltam opções para quem quer fazer um lanche, e que precisa recorrer aos ambulantes que aproveitam a falta da exploração dos quiosques para vender no local. A reportagem do BNews esteve no Dique e confirmou que apenas um quiosque está funcionando e vende água de coco. O vendedor afirmou que trabalha no local há três anos - de segunda a sexta, fins de semana e feriado - e que, desde que começou a trabalhar, os outros equipamentos já estavam fechados. Ele não soube informar quando que começaram a fechar, mas explicou que o estabelecimento em que trabalha já funciona no local há 19 anos.

Procurada pela reportagem, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) esclareceu que houve um processo de chamamento público para exploração comercial no Dique, mas não houve interesse da população. A assessoria de imprensa não soube informar em que ano aconteceu o chamamento público.

Ainda de acordo com a Conder, a expectativa é que uma nova convocação seja realizada ainda no segundo semestre deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp