Salvador
Publicado em 07/09/2017, às 13h24 Redação BNews
A diretoria do bloco afro Ilê Aiyê anunciou, na tarde desta quarta-feira (6), anunciou o tema que adotará no carnaval de 2018: "Mandela – A Azânia comemora o centenário de seu Madiba". O anúncio ocorreu durante visita de uma das principais ativistas africanas pelos direitos humanos da atualidade, Graça Machel, viúva do líder Nelson Mandela, à Senzala do Barro Preto, em Salvador.
Ex-ministra da Educação de Moçambique e desde 2010 à frente do fundo internacional que leva seu nome, Machel foi conhecer de perto a história e os projetos educacionais da entidade localizada no Curuzu.
"Em 44 Carnavais, esse será o segundo em que o Ilê terá uma pessoa como inspiração para o tema. A primeira foi Mãe Hilda Jitolu, em 2004, com o tema 'Mãe Hilda: guardiã da fé e da tradição africana', em comemoração aos 30 anos do Ilê. Agora reverenciamos Nelson Mandela, nosso mestre rebelde e mais importante líder da África Negra", anunciou Vovô, presidente da entidade.
"Para mim, a escolha desse tema por uma organização como o Ilê Aiyê é uma contribuição das mais importantes para celebrar a vida dele, celebrar os valores que ele representa. Para mim, significa manter Nelson Mandela vivo", comemorou Graça Machel.
Uma das lembranças oferecidas pelo Ilê Ilê à ativista em comemoração à sua visita foi o troféu de uma das edições do concurso "Noite da Beleza Negra". "Instituído há 38 anos, esse concurso tem alavancado a mulher negra a ocupar seu espaço no mercado de trabalho e na academia, exaltando sua força e papel social", apresentou a diretora do bloco, Arany Santana.
A próxima edição do concurso "Noite da Beleza Negra" acontecerá no dia 20 de janeiro de 2018. A entidade anuncia que as inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de outubro.
Classificação Indicativa: Livre
Despencou o preço
Smartwatch top
Notebook Poderoso
Imperdível
Qualidade JBL