Salvador

ONG realiza evento para crianças com microcefalia em Salvador

Roberto Viana
Evento do Abraço a Microcefalia aconteceu na desta quinta-feira (26) com varias atividades interativas para crianças  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 26/10/2017, às 18h41   Yasmim Barreto



A ONG Abraço a Microcefalia realizou, na tarde desta quinta-feira (26), o evento de Dia das Crianças, na sede da Associação Senhoras da Caridade da Casa da Providência, onde as crianças com microcefalia e doenças congênitas passaram a tarde com suas famílias entretidas com brincadeiras, palhaços, doces e brindes em comemoração. Neste evento estavam presentes 120 famílias. 

A equipe de reportagem do BNews esteve no local e, na oportunidade, a administradora da ONG,  Joana Passos, e a vice-presidente, Mila Mendonça, aproveitaram para fazer um apelo a quem tiver interesse em abraçar a causa que se disponibilize para doações ou serviços em prol das crianças. 

A história – O Abraço a Microcefalia foi fundado em março de 2016, quando Gabriel, filho de Mila, nasceu e ela como mãe percebeu as dificuldades encontradas para cuidar de uma criança com necessidades especiais. ‘’Quando Gabi nasceu ele já fazia todos os procedimentos necessários e participando desses grupos de WhatsApp nós percebemos que muitas mães estavam sem fazer nada, marcando para dois, quatro meses, o tratamento. A gente começou a fazer reuniões com oito mães no playground da minha casa, o que acontecia eram os ‘mini-atendimentos’ com as terapeutas de Gabriel’’, declarou Mila.

De acordo com a vice-presidente, o Abraço atende a crianças com microcefalia e doenças congênitas. O foco maior da ONG é a reabilitação das crianças com atendimentos de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia.

Mila ressaltou também a necessidade do comprometimento dos doadores para conseguir manter a estrutura e os serviços. Além das doações, a ONG também comercializa. ‘’Vendemos produtos, camisas, copos e futuramente canetas. Revertemos tudo para a ONG, junto com eventos como o Abraço Musical. Porque sem dinheiro não tem como pagar a terapeuta, a fonoaudióloga e fisioterapeuta’’, relatou.

As dificuldades enfrentadas – A sede onde são realizados as ações do Abraço a Microcefalia é um espaço cedido pela Associação Senhoras da Caridade, na Rua Goes Calmon, no bairro da Saúde. Segundo a administradora, as crianças necessitam de um local de fácil acesso, pois para chegarem às salas precisam subir escadas. Ela destacou também que o espaço, sendo propriedade da ONG, possibilita que sejam feitas obras na casa.  ‘’Não é um lugar nosso, apesar de sermos muito gratas, não podemos projetar um negócio futuro, não da pra fazer alterações, auditório e piscina’’, explicou Joana Passos. 

Atualmente, as crianças do Abraço foram agraciadas com aulas de natação gratuitas a partir de uma parceria com uma empresa, que acontece toda sexta-feira com espaço reservado para a turma da ONG. 

‘’Quanto mais visibilidade melhor, as pessoas conhecem e conseguimos ampliar as vagas. O Abraço está com fila no atendimento, não podemos aceitar sem ter dinheiro para manter. A gente sobrevive de doações mesmo’’, afirmou Mila Mendonça. 

A inclusão – Um dos maiores desafios para os pais quando as crianças portadoras da microcefalia ou outra doença congênita é a fase escolar, conforme Joana Passos, administradora e mãe. ‘’Tem todo o preconceito, além da estrutura, como as crianças vão ser incluídas, se desenvolver. Esse é o nosso grande desafio. Matamos um leão por dia’’, desabafou.  Ela citou também o livro Convivendo com as diferenças: uma menina chamada Nina, de Martha Galrão. Segundo Passos, a história tem o intuito de levar o leitor a enxergar além da doença. ‘’De forma lúdica e sensível a gente fala sobre as diferenças. Uma criança pode não andar e não enxergar, mas pode se comunicar de outra forma, valorizar isso e enxergar para que as outras crianças aprendam a conviver com o diferente’’. 

Contatos com o Abraço:
Site: www.abracoamicrocefalia.com.br
E-mail: contato@abraçoamicrocefalia.com.br
Instagram: @abracoamicrocefalia
Facebook: Abraço a Microcefalia 
Tel: 71 996307875

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp