Salvador

Blitz de Verão: limpeza e ar-condicionado lideram reclamações sobre o aeroporto de Salvador

Roberto Viana/BNews
Passageiros também elogiaram o aeroporto, que passou a ser administrado pelo consórcio francês Vinci Airports   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 19/01/2018, às 06h40   Shizue Miyazono



O verão chegou e com isso milhões de turistas do Brasil e exterior desembarcam na Bahia. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que mais de 5,5 milhões de visitantes aproveitem a estação mais quente do ano no estado. Esse número é 8,4% maior que na temporada anterior. 

Muitas dessas pessoas chegam pelo Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em 2016, mais de 7,5 milhões de passageiros passaram pelo local e, entre janeiro e outubro do ano passado, o movimento foi de mais de 6,8 milhões de usuários, segundo dados do Ministério da Aviação. Apesar de ser o cartão de visita de quem chega à Bahia, o aeroporto é alvo de críticas e reclamações dos passageiros.

Diana Barreto, turista do Maranhão, revelou ao BNews que não gosta do aeroporto da capital baiana. “É muito desleixado. Todas as vezes que venho pra cá é desagradável. Vejo que já está passando do momento de ter uma reforma substancial nesse aeroporto”, afirmou. A turista explicou que sempre vem para Salvador, pois tem família na capital baiana, e percebe o descuido com a limpeza do local, principalmente dos banheiros. Além disso, ela reclama das lojas do aeroporto, que tem pouca variedade de produtos e preços muito altos.

Já a turista de Pernambuco, Daiana Torres Feitosa, se queixou da dificuldade de se obter informações no aeroporto. Ela explicou que rodou a área de embarque e desembarque para tirar uma dúvida e ninguém sabia informar o que deveria ser feito.

Outra queixa dos usuários é quanto ao funcionamento do ar condicionado. Durante os períodos de pouco movimento no aeroporto, o equipamento consegue manter uma temperatura agradável, mas nos horários próximos ao embarque ou desembarque, quando muitas pessoas estão no local, o ar condicionado não consegue vencer o calor da capital baiana.

A família soteropolitana que aguardava para entrar na sala de embarque não deixou de reclamar do calor dentro do aeroporto. Paulo Sérgio de Menezes afirmou que estava suando, mesmo com ar condicionado funcionando, e pediu melhorias neste aspecto. Já a filha de Paulo, Jéssica Taise Menezes, aproveitou para reclamar da dificuldade para chegar ao aeroporto. “Precisa melhorar o transporte para o aeroporto e terminar logo com a obra do metrô”, desabafou. 

Mas o aeroporto não é apenas alvo de críticas. Alguns passageiros tiveram boas experiências e elogiaram o local. Jeferson Sanches Santos, morador de Mato Grosso, afirmou que gostou do aeroporto de Salvador. Essa também foi a opinião de Elisabeth Pinheiro, turista de São Paulo, que elogiou o local. “Gostei, achei o espaço amplo e bem organizado”.

Vinci Airports

Em 2016, governo federal anunciou o leilão do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em março do ano seguinte, o consórcio francês Vinci Airports fez a única oferta do leilão, com o lance de R$ 660 milhões, e arrematou o aeroporto de Salvador. O investimento mínimo a ser realizado no aeroporto é de 2,35 bilhões e a concessão tem duração de até 30 anos, e pode ser prorrogada por mais cinco anos. 

O consórcio francês assumiu as operações do aeroporto no dia 2 de janeiro. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o processo encontra-se na fase de transição sob a supervisão da Infraero. A Vinci assumirá totalmente a operação do terminal após junho de 2018.



O consórcio francês explicou que as prioridades a curto prazo incluem a instalação de Wi-Fi de alta velocidade, melhorias nos banheiros, no sistema de ar condicionado e na sinalização. “Alterações estruturais significativas também serão realizadas ao longo do tempo, incluindo obras nas duas pistas existentes e na área de abastecimento das aeronaves, além da renovação do atual terminal de passageiros.”

Com a mudança na administração, a turista do maranhão espera que as experiências no aeroporto nas próximas viagens a Salvador sejam melhores. “Vamos aguardar, talvez uma injeção de capital estrangeiro possa reformar e dar uma nova cara ao aeroporto de Salvador”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp