Salvador

Vídeo: cobra é encontrada em lixo no bairro de Valéria

Leitor BNews
Segundo testemunha, cobra foi entregue para um homem que cria outros animais de espécie semelhante  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 17/04/2018, às 14h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma cobra foi encontrada por um homem em uma localidade do bairro de Valéria, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com uma testemunha, que prefere não se identificar, o animal que aparentava ser da espécie jiboia foi levado pelo homem que a encontrou no lixo.

“Ele acabou levando a cobra para uma pessoa que ele conhece e cria. Não sei qual foi o destino depois disso. Essa não é a primeira vez que aparece cobra por aqui. Uma vizinha encontrou um animal de 1,50 m na semana passada. Ela ligou para um órgão público, mas eles disseram que não podiam pegar o animal. A cobra foi colocada em uma gaiola, mas depois soltaram”, contou ao BNews.

Um vídeo enviado para reportagem mostra o momento que um homem "brinca" com o animal utilizado um pedaço de madeira. Outra foto, mostra a cobra capturada pela vizinha do leitor do site há alguns dias.

A reportagem procurou a Polícia Militar e a Guarda Municipal, as quais possuem equipes especializadas para resgatar animais como esses. Leia as orientações:

A Guarda Civil Municipal de Salvador alerta que as pessoas não tentem resgatar o animal. O Órgão aconselha que caso o cidadão encontre qualquer serpente acione imediatamente o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil através do telefone 71 3202-5312, para que uma equipe especializada possa recolher o animal com segurança.

O animal será encaminhado para avaliação para que, após o período de quarentena, seja realizada a soltura do animal em uma área adequada e protegida.

O cidadão que encontrar uma serpente ou outro animal silvestre deverá entrar em contato com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), através do 190 ou  (71) 3116-9151.

A PM orienta que o procedimento correto é manter o animal afastado das pessoas até a chegada da equipe de captura da Coppa, lembrando que o animal silvestre é protegido pela Lei 9.605/98, sendo crime a sua guarda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp