Salvador

Vídeo: moradores reclamam de demolição de prédio no bairro da Saúde

Vagner Souza/BNews
Denunciante explicou que moradores não foram avisados e que normas não foram seguidas  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/05/2018, às 16h11   Redação BNews



A demolição de um prédio na Rua do Jenipapeiro, no bairro da Saúde, em Salvador, está preocupando os moradores do local, que procuraram a reportagem do BNews. O serviço começou no domingo (29), mas os vizinhos ficaram ainda mais preocupados após o desabamento de um prédio em São Paulo.

Uma leitora explicou que os vizinhos não foram notificados e as normas legais não foram seguidas. "Eu disse a ele (engenheiro) que não havia condições de prosseguir com o serviço porque tinham que tomar providências nas normas legais, que seriam: fiação, a rede elétrica, isolamento da área e outros procedimentos em relação aos equipamentos de um maquinário para que fosse derrubado um prédio de quase 18 metros de altura. Em casa, eu não recebi nenhuma notificação, nenhuma informação do que seria feito, colocando em risco a minha família e a estrutura do imóvel, considerando que o poste fica em frente da minha casa, que pega toda a rede, da rua toda".

A denunciante afirmou que só após procurar a Codesal é que recebeu a notificação da demolição. "A Codesal que é o órgão responsável por fiscalizar simplesmente estão sabendo, tem conhecimento do que está acontecendo e estão dando o aval ao engenheiro, o proprietário do imóvel". Segundo a mulher, o órgão informou que ela receberia R$ 300 para poder sair da casa: "quer dizer, eu vou sair da minha casa com 12 pessoas nas costas, de ontem à tarde pra hoje, com R$ 300. Eles deveriam me dar respaldo, me dar condições. Eu não vou tirar tudo de dentro de casa pra ir pra onde? Pra casa da mãe deles, pra casa deles? Pegar meus pertences e ir pra frente da Codesal? Porque é isso que vai ser feito, é isso que eles estão querendo que a gente faça".

Em contato com a reportagem, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) explicou que a demolição está sendo feita pelo proprietário do imóvel e que apenas acompanha a situação.

A Codesal acrescentou também que "não autoriza demolição, o órgão responsável pela autorização é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Todas precauções foram tomadas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp