Salvador

Previstas para Copa de 2014, obras em Salvador ainda não foram concluídas

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A capital baiana foi uma das 12 cidades escolhidas para receber jogos do campeonato mundial  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/05/2018, às 09h41   Redação BNews


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Os quatro anos que separam a Copa no Brasil do Mundial que começa no próximo dia 14 na Rússia não foram suficientes para terminar obras de infraestrutura que deveriam ter sido entregues até 2014. 

De acordo com levantamento feito pelo G1, de todas as 12 cidades-sede brasileiras, 11, entre elas Salvador, têm algum projeto que chegou a ser prometido para a Copa, mas não foi entregue. Somente a cidade do Rio de Janeiro concluiu todas as obras, não necessariamente dentro do prazo para a Copa de 2014. 

A capital baiana foi uma das 12 cidades escolhidas para receber jogos da Copa de 2014. A reportagem detalha que a maior parte das obras prometidas na capital baiana foram cumpridas, enquanto outras se arrastam até hoje.

As obras do aeroporto estão entre as promessas. Houve troca de administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a empresa francesa Vinci Airports, que ainda irá concluir a nova área de check-in. 

Segundo a Infraero, as obras de ampliação dos pátios de manobra das aeronaves, que passaram de 79.645 m² para 91.395 m², foram concluídas em setembro de 2013. Já a nova torre de controle do aeroporto, que conta com 60 metros de altura, só ficou pronta depois da copa, em novembro de 2014.

A Infraero também disse ter realizado ampliação da sala de embarque doméstico remoto (de 218,04m² para 573,41m²) e afirmou ter concluído a 1ª etapa da nova área de check-in, a 3ª ilha do check-in e a primeira fase da 2ª etapa da nova área de check-in.

A empresa ainda listou como obras feitas a ampliação dos sanitários, conjunto de banheiros do saguão de desembarque internacional, conjunto de elevadores, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento), entre outros.

A empresa, no entanto, não especificou porque só entregou a primeira fase da 2ª etapa da nova área de check-in. Melhorias no aeroporto já foram anunciadas pela nova administradora.

A implementação do Bus Rapid Transit (BRT) na cidade chegou a estar na lista das obras prometidas para a competição, mas foi retirada porque não ficaria pronta a tempo. A ordem de serviço para iniciar as obras, alvo de críticas, só foi assinada em março deste ano. Segundo a prefeitura, as obras do BRT, que terá capacidade de transportar 31 mil pessoas, devem ser concluídas em 28 meses pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa e Geométrica Engenharia. 

Rotas turísticas para pedestres, que sairiam de diferentes pontos de Salvador em direção à Arena Fonte Nova, também previstas para a Copa de 2014, não ficaram prontas. Cada rota previa realização de obras de requalificação de calçadas em todos os trechos dos trajetos e instalação de novos equipamentos urbanísticos. De acordo com o projeto, seriam gastos R$ 7,15 milhões. Com a proximidade do torneio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) decidiu trabalhar na Copa apenas com uma.

A única rota da Copa em Salvador concluída, chamada de Fan Walk, iniciava na região do Mercado Modelo, no bairro do Comércio, seguia para o Terreiro de Jesus e Cruzeiro do São Francisco e, depois, pela Ladeira do Pax rumo à Ladeira do Prata, passando pela Santa Clara do Desterro até a Arena Fonte Nova.

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