Salvador

Vídeo: mulheres invadem palco e protestam no show de Jorge Ben Jor 

Reprodução
Produção ao palco mulheres brancas e saradas e isso acabou criando um climão no restante da plateia  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/08/2018, às 07h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O clima esquentou no final do show "Salve Simpatia", de Jorge Ben Jor, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, na madrugada deste domingo (5). A confusão começou quando o artista tocou os primeiros acordes da música "Gostosa", e a produção do espaço cultural chamou nove mulheres para subirem ao palco e dançarem com o músico. As selecionadas eram brancas e saradas, o que deixou parte da plateia irritada.

Os gritos de "Cadê as pretas?" e "Negona" ganharam força no teatro e começou um protesto contra Jorge Ben Jor e sua equipe, que foram chamados de preconceituosos e machistas. Não demorou muito para que 30 mulheres subissem ao palco para protestar contra o que elas também gritavam ser sexismo. O grupo foi ovacionado pelo público baiano.

Visivelmente constrangido com a situação, Jorge Ben Jor acabou chamando outras pessoas e o show terminou em festa ao som do sucesso "Taj Mahal".

O caso repercutiu nas redes sociais. Grupos ligados às mulheres se manifestaram, como o CapoeiraMulher: “Cadê as pretas? Cadê as pretas? Gritávamos, todas. Não é sobre capoeira, mas é sobre ser #mulher e ser #gostosa, por isso vou contar para vocês. Ontem, na apresentação maravilhosa de #jorgebenjor, em Salvador, rolou treta das boas. Segundo o próprio cantor, há 15 anos a produção do show escolhe "mulheres gostosas" para subir no palco e dançarem com o Jorge na apresentação da música "Gostosa". A brincadeira, que é sexista por si só é poderia ser evitada, também gera outro problema - o perfil das mulheres que o cara da produção entende como sendo gostosas - as nove meninas que subiram ao palco eram magras e brancas. Cadê as pretas? Cadê as gordas? Cadê a diversidade de gostosas no palco? Nada", escreveu Daniele Canedo em uma postage, que terminou um aviso: " Eu espero que tenha ficado a lição para esse povo - não vamos mais aceitar a reprodução desses padrões.”

Cadê as pretas? Cadê as pretas? Gritávamos, todas. Não é sobre capoeira, mas é sobre ser #mulher e ser #gostosa, por isso vou contar para vocês. Ontem, na apresentação maravilhosa de #jorgebenjor em Salvador, rolou treta das boas. Segundo o próprio cantor, há 15 anos a produção do show escolhe “mulheres gostosas” para subir ao palco e dançar com o Jorge na apresentação da música “Gostosa”. A brincadeira, que é sexista por si só é poderia ser evitada, também gera outro problema - o perfil das mulheres que o cara da produção entende como sendo gostosas - as nove meninas que subiram ao palco eram magras e brancas. Cadê as pretas? Cadê as gordas? Cadê a diversidade de gostosas no palco? Nada. Acontece que quando o cara passou e escolheu uma menina que estava bem perto de nós, essa negra linda aí da foto pediu a pulseirinha a ele e ele disse, claramente: “Você? Você não”. Eu ouvi. Ela reagiu: “Oxe, pq eu não?”. Pois foi só a música começar que essa preta parou o show para mostrar que #vaiterpretasim e #vaitergordasim por que #somostodasgostosas. Eu espero que tenha ficado a lição para esse povo - não vamos mais aceitar a reprodução desses padrões de beleza. Eu fiquei muito feliz e saí de lá transbordando não só pela ocupação do espaço, mas também pelo show maravilhoso. Mas, é preciso ressaltar, preferia mesmo que eles não repetissem mais a brincadeirinha sexista. #sexismo #conchaacustica #tca #salvador #racismo #capoeiramulher

Uma publicação compartilhada por Capoeira Mulher (@capoeiramulher) em

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp