Salvador

Importância do aleitamento materno é tema da Semana do Bebê

Divulgação
Atividade acontece até o dia 31  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/08/2018, às 16h12   Redação BNews



Apresentações artísticas infantis marcaram a abertura da Semana do Bebê, nesta sexta-feira (24), com o auditório do Centro de Cultura da Câmara de Salvador tomado majoritariamente por mulheres.

A atividade, que tem como tema “Aleitamento Materno e Alimentação Saudável”, acontece até o dia 31, numa realização da Unicef, em parceria entre o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara, além de outras organizações governamentais e da sociedade civil. 

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, as crianças que não são alimentadas com leite materno têm maiores fragilidades orgânicas. “Por isso, essa é uma campanha pela vida e pelo amor. Todos nós precisamos nos unir para garantir o direito das crianças na primeira infância”.

A pediatra Tati Andrade, especialista em Programas do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), afirmou que campanha o Unicef tem tido todo o apoio da Comissão Temporária de Defesa da Criança e do Adolescente e da vereadora Rogéria Santos.

O presidente do CMDCA, Renildo Barbosa, destacou a importância da mobilização masculina na defesa dos direitos para mulheres e das crianças na primeira infância. “Quando vejo que aqui tem alguns homens, é necessário frisar que temos um grande papel, que não foi assumido até então, de garantir uma tranquilidade para as mães e permitir que elas possam amamentar. De uma forma história e pioneira, nós do Conselho Municipal de Salvador, há sei anos, baixamos uma resolução dizendo que as mães de capital precisam ter seis meses para a amamentação, a começar pelas conselheiras tutelares”, afirmou.

A vereadora Rogéria Santos (PRB), vice-presidente da Comissão Temporária de Defesa da Criança e do Adolescente, é autora da Lei nº 9348/18, que institui a Semana do Bebê e da Proteção à Primeira Infância em Salvador. “Com a sanção desta lei, a atividade, que conta com diversas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, ocorre de forma institucionalizada”, afirmou, destacando que o foco das ações da semana está na primeira infância”, frisou. 

A Semana do Bebê é realizada em diversas cidades do país em datas diferentes. Em Salvador, a iniciativa conta com a participação do Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e Comitê Estadual de Aleitamento materno (Ceam).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp