Salvador

Boia sinalizadora é alvo de vandalismo na marina de Itapagipe

Reprodução Google Maps
Segundo a Marinha, a boia luminosa Itapagipe é um auxílio à navegação flutuante e é mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste   |   Bnews - Divulgação Reprodução Google Maps

Publicado em 15/11/2018, às 17h23   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O vandalismo tem causado prejuízo para os cofres públicos e para as pessoas que utilizam a marina de Itapagipe. Por conta de depredações, a boia luminosa instalada na região tem ficado apagada. Um leitor do BNews denunciou a situação através de vídeo, alertando para o risco de acidentes com embarcações, pescadores e esportistas por causa da falta de sinalização.

Segundo a Marinha, a boia luminosa Itapagipe é um auxílio à navegação flutuante e é mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), organização militar responsável pela implementação, fiscalização e manutenção de sinais náuticos na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval. Apesar de ter sido novamente restabelecido no último dia 13, o sinal luminoso tem sido alvo constante de vândalos.

“A boia de Itapagipe tem sido alvo constante de vandalismo, que a mantém muitas vezes apagada,  sendo seu sinal restabelecido pelo SSN-2. Importante ressaltar que, desde 2011, quando a boia teve sua característica alterada para luminosa, não foi registrado nenhum fato ou acidente relacionado com a inoperância da lanterna do sinal. Além disso, entre 2001 e 2011, período em que aquele sinal estava estabelecido como cego, ou seja, sem necessidade de iluminação, o mesmo não apresentou riscos para a navegação ou registro de acidentes náuticos no local”, informou a Marinha. Diante disso, em 2017, a entidade encaminhou um parecer ao Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego, organização militar responsável por autorizar qualquer alteração definitiva nos balizamentos, sugerindo alterar aquele sinal novamente para cego.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp